Nova diretora do Sesi conhece Fab Lab da Prefeitura

Publicada em 27/05/2019 às 17:52

A nova diretora do Sesi Jundiaí, Alexandra Salomão Miamoto, visitou, nesta segunda-feira (27), as estruturas do Fab Lab, laboratório inovador de fabricação digital. O espaço, que foi inaugurado em novembro de 2018 graças a uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, e o Serviço Social da Indústria (Sesi), tem uma infraestrutura completa com equipamentos, ferramentas e expertises disponíveis para que estudantes transformem ideias em realidade.

Alexandra não conheceu o local vazio: cerca de 30 alunos da Emeb Dos Sonhos Professor Anézio de Oliveira, da Vila Marlene, ocupavam o espaço e também se encantavam com as múltiplas possibilidades do Fab Lab. “Jundiaí sai na frente com esta unidade, que é o primeiro Fab Lab em parceria com o poder público que nós, do Sesi, temos. Nossa missão é atender as pessoas, e com a Prefeitura de Jundiaí, conseguimos expandir esse atendimento, portanto só temos a agradecer por essa união”, disse a diretora.

Diretora conversa com duas meninas que estão em frente a notebook

Fab Lab de Jundiaí é o primeiro do País entregue em parceria com uma Prefeitura

Explorando o mundo
Para a atividade, a turma foi dividida em cinco grupos, de forma que cada um ficasse responsável por uma função diferente em um trabalho com foco na cultura africana. Com ajuda de computadores com acesso à internet, André, de 10 anos, fazia parte do grupo incumbido de pesquisar curiosidades sobre a África. “Pudemos descobrir coisas novas e trabalhar em grupo. Foi muito legal”, contou o estudante.

Já Ana Clara, também de 10 anos, foi desafiada a desenhar, com base nas pesquisas feitas pelos colegas, uma máscara africana original. Nem precisou de muitas referências: fez um esboço no papel utilizando cores vibrantes e o desenho foi para o scanner, que foi projetado no computador, programado para as dimensões do rosto das crianças e, na sequência, encaminhado para a máquina de corte a laser, onde, em poucos minutos, se transformou em uma máscara precisa recortada em material MDF. “Aqui neste espaço tem muita inovação e tecnologia. Isso é importante para nós”, ressaltou a menina, encantada com sua obra prima.

A professora da turma, Taísa Teodoro, frisou a importância do contato desses jovens com as novas tendências da tecnologia, com foco na solução de problemas e no trabalho em conjunto. “As crianças visitarem um ambiente informatizado com esse possibilita que elas tenham uma maior aprendizagem e uma aproximação com a realidade.”

Por enquanto, o Fab Lab localizado no Complexo Argos é aberto à visitação e atividades de alunos da rede municipal de ensino – mais de 20 outras Emebs ainda devem passar pelo laboratório até o final do ano. O atendimento ao público em geral é previsto para o segundo semestre. Quem tiver empresas ou tenha projetos específicos em processo de desenvolvimento, pode utilizar as estruturas do Fab Lab que já existe dentro do Sesi Jundiaí. O uso é por meio de agendamento prévio. “Pela educação a gente consegue fazer com que o cidadão cresça e aprenda. E o processo educativo acontece não só para os nossos alunos, mas também para os nossos adultos”, completou Alexandra.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/05/27/nova-diretora-do-sesi-conhece-fab-lab-da-prefeitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original