No FAB LAB, crianças criam cavaletes para a primeira “Rua de Brincar”

Publicada em 28/05/2019 às 18:10

Alguns dos alunos do 5º ano da Emeb Adelino Brandão, do Morada das Vinhas, aproveitaram a ida ao FAB LAB nesta terça-feira (28) para personalizar e pintar as placas dos cavaletes que irão ser usados para fechar a Rua da Conquista, no Jardim Fepasa. O endereço será o primeiro identificado como “Rua do Brincar”, conceito que faz parte do programa Cidade das Crianças pelo incentivo à brincadeira.

Crianças pintam com pincel placas de madeira, sobre mesa no FAB LAB

Pinturas irão personalizar os cavaletes de isolamento de tráfego para a Rua de Brincar no Jardim Fepasa

O assessor especial da Divisão de Projetos Esportivos da Unidade de Gestão de Esporte Lazer, Felipe Cunha, explica que a iniciativa estreia já neste domingo (02), das 9h às 19h, com a supervisão dos moradores. “Nesta ação vemos claramente como a política voltada à criança no Município está integrada com o governo por plataformas, aproveitando inclusive da estrutura do FAB LAB para fazer o corte a laser e pintura do mascote do artista italiano Frato que ilustra os cavaletes”.

A Larissa de Sá, de 11 anos, caprichosa em seus traços, comemorou a sua contribuição. “Com esta pintura, contribuo para que outras crianças possam brincar. Vou levar a sugestão para minha mãe. Quem sabe ela não tope levar essa ideia para a rua em que eu moro”.

Moradores do bairro, a dona de casa Vilma da Silva e o pedreiro Marcos Santos ficaram sabendo do programa por meio de um curso que fizeram por meio da Rede Jundiaí de Cooperação e aguardam a adesão dos moradores. “Este será um primeiro contato de todos com a novidade. Pretendemos montar uma amarelinha, brincadeiras de bola e ping pong”, comemora Vilma, que já faz um trabalho com as crianças do bairro por meio da igreja de que participa.

Menina com uniforme, pintando com pincel, em foto posada, olhando e sorrindo para a câmera

Larissa ficou feliz por poder contribuir para a brincadeira de outras crianças

Ruas de Brincar
Os interessados na iniciativa devem preencher o formulário de adesão, disponível online ou na UGEL (5º andar – ala norte do Paço Municipal, avenida da Liberdade, s/n, Jardim Botânico) e obter as assinaturas de pelo menos 75% dos moradores do trecho indicado para fechamento. O formulário deve ser entregue no setor de protocolo do térreo do Paço Municipal e, em até 30 dias, a Prefeitura deve dar uma resposta. A decisão é publicada na Imprensa Oficial do Município, por meio de decreto, com validade de um ano e é válida para domingos e feriados.

O primeiro lote de cavaletes e de placas de identificação foi viabilizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio de seu Fundo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/05/28/no-fab-lab-criancas-criam-cavaletes-para-a-primeira-rua-de-brincar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original