Pesquisas realizadas na Serra são destaque em seminário

Publicada em 04/06/2019 às 17:25

Durante toda a tarde desta terça-feira (04), um grupo de pesquisadores apresentou, no auditório do Paço Municipal, os trabalhos científicos que realizam na Serra do Japi. O seminário “Conhecer, Entender, Defender e Preservar”, promovido pela Fundação Serra do Japi (FSJ), integra as atividades da Semana do Meio Ambiente.

Homem apresenta para pessoas sentadas em auditório

Pesquisadores apresentaram seus trabalhos realizados na Serra do Japi

Na primeira palestra, o doutorando em Biologia pela Unicamp, Luiz Henrique Rezende, apresentou a sua pesquisa “O olhar integrativo sobre as interações ecológicas entre insetos e plantas”. O especialista falou sobre uma espécie específica de planta encontrada na Serra e a sua dependência da interação com insetos para reproduzir.

Em seguida, foi a vez do mestrando em Ecologia também pela Unicamp, Diego Moura Campos, falar sobre uma pesquisa relacionada ao surgimento de um fungo que atinge anfíbios e sapos. “Há uma grande diversidade de anfíbios na Serra e, por meio da pesquisa, descobrimos que aqueles que tem interação com a água são mais resistentes a fungo do que os que vivem na terra”, explicou.

Outras quatro palestras sobre pesquisas desenvolvidas na Serra do Japi foram apresentadas durante a tarde. No final, os pesquisadores e o público participante conversaram sobre a importância da área de proteção ambiental situada em Jundiaí para as pesquisas científicas. Amanhã (05), às 15h30, será realizada a entrega dos certificados de participação no concurso fotográfico “O Meio Somos Nós”, realizado pela FSJ em parceria com a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/06/04/pesquisas-realizadas-na-serra-sao-destaque-em-seminario/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original