Prefeitura entrega 14ª Escola Inovadora

Publicada em 08/06/2019 às 18:07

Prefeito Luiz Fernando Machado lembrou que o Estado tem o dever de contribuir para a melhoria do processo educacional

Mais uma unidade do Programa Escola Inovadora foi entregue na tarde deste sábado (8) pelo prefeito Luiz Fernando Machado. Pais, alunos e professores da Emeb Profª Maria de Lourdes Gonçalves Barros, no Jardim Boa Vista, puderam conferir detalhes das melhorias realizadas na 14ª unidade do Escola Inovadora.

Nesta escola, foram investidos R$ 220 mil pela Prefeitura, tendo como destinação a ampliação da cozinha; reforma no banheiro de funcionário; banheiro de alunos e sala de aula; revisão em telhados; execução de armários em MDF e prateleiras em granito; construção de bebedouro externo; revitalização de parque; organização do espaço horta; revitalização da casinha de bonecas; execução de escada e pintura geral da unidade escolar. O objetivo do programa Escola Inovadora, de acordo com a Prefeitura, é assegurar melhores condições para que os alunos aprendam, o que passa por um espaço físico qualificado até projetos pedagógicos inovadores.

A diretora da Emeb, Mauricéia Aparecida de Oliveira, lembrou que a escola aguardava por este momento desde 2014. “Estamos muito felizes por esta conquista. Costumo dizer que a forma como nos relacionamos com as crianças define como elas serão no futuro e como tratarão também as outras pessoas”, destacou Mauricéia, ao lembrar das modificações realizadas em toda a unidade escolar e de as melhorias poderão influenciar positivamente a rotina das crianças.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, nada substitui a participação das famílias na educação das crianças, mas o Estado tem o dever de contribuir aprimorando o processo educacional. “Isto começa pela melhoria da ambiência escolar, porque traz o sentimento de pertencimento às crianças e, com isso, o amor e o cuidado na preservação do espaço escolar”, ressaltou o prefeito, lembrando que as melhorias em educação e a redução na taxa de mortalidade infantil foram alguns dos motivos que levaram Jundiaí a conquistar o título de 1º município do Estado de São Paulo e 2º do Brasil a ser considerado “Cidade Amiga das Crianças”. “Muito mais importante do que construir pontes e viadutos é passar por cima e não ver ninguém morando embaixo deles. E para que isto aconteça um dia, não há ferramenta mais transformadora do que a educação”.

Eunice com os filhos Thiago, Dayane e a pequena Catherine, aluna da Emeb: “ela até chora pra vir na escola de tanto que gosta daqui”

Moradora da Vila Josefina, a atendente Eunice Sassi dos Santos é mãe de Catherine, de 2 anos, aluna do G2 do Maria de Lourdes. Seus outros filhos, Thiago, de 11, e Dayane, de 6, estudaram em outras Emebs, e ela conta que quando matriculou sua caçulinha no Maria de Lourdes, achou o espaço da sala muito pequeno. “A classe dela do ano passado, o G1, era uma sala muito apertada. Agora que foi ampliada, ficou excelente”, disse, contando que a filha gosta tanto da escola que, às vezes, chora pedindo para ir à aula.

Investimentos
Além do recurso destinado pela PMJ, também foram realizadas melhorias com recursos provenientes da Associação de Pais e Mestres (APM), como a instalação de armários embutidos, estantes da biblioteca e torneiras automáticas nos banheiros.

Este ano, além da Emeb Maria de Lourdes Gonçalves Barros, em maio também foi entregue a Owen Zilio, no Jardim Copacabana, completamente reformada. Até o final do ano passado, a Prefeitura de Jundiaí adequou as seguintes unidades ao conceito do Programa Escola Inovadora: João Batista Toledo (Jardim Tamoio), Waldemir Savoy (Jardim Tulipas), Duilío Maziero (Bairro da Toca), Cesarina Fortarel (Vila Jundiainópolis), Naman Tayar (Jardim Ângela), Marcos Gasparian (Centro), Anna Pontes Chagas (Jardim América), Antonino Messina (Jardim Bonfiglioli), Cléo Nogueira (Parque Residencial Almerinda Chaves), Vasco Antonio Venchiarutti (bairro do Caxambu), Marly de Marco (Fazenda Grande) e Cleonice Adolpho (Jardim Guanabara).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/06/08/prefeitura-entrega-14a-escola-inovadora/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original