Jundiaí vacinou 100% da população contra a febre amarela

Publicada em 10/06/2019 às 15:48

Com 414.810 habitantes (dado estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2018), Jundiaí registra a aplicação de 417 mil doses de vacinas contra febre amarela até dezembro de 2018, ou seja, supera a marca de 100% da população vacinada. No Estado de São Paulo, a cobertura vacinal, atualmente, é de 71,6%. O elevado percentual de imunização é resultado de intensa campanha para a imunização da população, entre 2017 e 2018, com vacinação ‘casa a casa’ e disponibilização em posto avançado montado no Parque da Uva, além da oferta da dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta segunda-feira (10), o Estado de São Paulo desencadeia nova campanha de imunização contra a doença com o objetivo de ampliar o percentual de cobertura estadual, principalmente na região do Vale do Ribeira, onde são registradas ocorrências de doentes e mortes causados pelo vírus silvestre da doença.

Pessoas são atendidas, em fila, por pessoas sentadas

Posto avançado montado do Parque da Uva imunizou 57 mil pessoas no ano de 2017

Pela característica ambiental do município, – com 432 km quadrados de extensão total e 320 km quadrados de área rural, por onde circulam os mosquitos transmissores da doença da cepa ‘silvestre’, Haemagogus e Sabethes –, o registro de apenas duas pessoas contaminadas com a doença (sendo apenas uma morte) comprova a eficácia e a eficiência das medidas desencadeadas pela administração. A cidade registrou a morte de 76 macacos confirmados pela doença num total de 276 animais recolhidos mortos (a partir da confirmação da circulação do vírus, os exames foram suspensos pela Secretaria de Estado da Saúde). As equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realizaram o mapeamento e rastreio das áreas de maior risco para intensificação das aplicações de vacina e determinar a ação de bloqueio do vírus. Técnicos visitaram casas para identificar os possíveis casos e orientar a população com relação ao risco da não vacinação.

Para alcançar a imunização, o trabalho foi iniciado em abril de 2017, antes mesmo de haver a circulação do vírus no município. “As ações foram feitas em várias frentes, com vacinação ‘casa a casa’ nas áreas rurais mais vulneráveis, a abertura de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em horários ampliados e dias especiais inclusive no período noturno, além do Posto Avançado de imunização, no mês de outubro/2017, no Parque da Uva, onde foram imunizadas 57 mil pessoas. Foi um trabalho de excelência de todos os técnicos da Saúde de Jundiaí, colocando a cidade em uma posição de destaque no cenário nacional”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

As doses de vacina contra febre amarela continuam disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs conforme calendário divulgado no site da Prefeitura de Jundiaí. O Estado de São Paulo é área de ocorrência da doença, portanto, a vacinação é uma necessidade para todas as cidades. A nova campanha desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal estadual, que atualmente é de 71,6%. A vacinação acontece entre 10 de junho e 12 de julho.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/06/10/jundiai-vacinou-100-da-populacao-contra-a-febre-amarela/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original