Alunos aprendem sobre reciclagem e plantam mudas no Geresol

Publicada em 19/06/2019 às 18:34

Alunos da Emeb Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim Tulipas, participaram nesta sexta (19) de uma visita monitorada ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) de Jundiaí, dentro do programa Geresol de Portas Abertas – Guardiões da Natureza, realizado pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços e Públicos (UGISP). A visita, resultado de uma parceria com a Unidade de Gestão da Educação (UGE), apresentou às crianças o sistema de gerenciamento de resíduos do Município, que é referência nacional, e contou com o plantio de mudas de árvores nativas, como ipê, cedro e pau-brasil, em um canteiro dentro do Geresol. Só em 2019, o programa recebeu a visita de aproximadamente 450 alunos, vindos de Emebs, EJA, escolas técnicas e colégios particulares.

Visita apresentou às crianças o sistema de gerenciamento de resíduos do Município e contou com o plantio de mudas de árvores nativas

De acordo com a coordenadora do Programa Geresol de Portas Abertas, Luciene Ramazotti Pupo, o objetivo é divulgar a importância da reciclagem entre os estudantes e também levar o verde – por meio das mudas de árvores – para dentro do Geresol. “Muita gente pensa que aqui é apenas um depósito de lixo, mas queremos mostrar a importância do trabalho de reciclagem e, com as mudas, trazer mais vida ao espaço”, explica.

Iara Turquetto e Silva, coordenadora da Emeb Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, conta que este ano a escola completa dez anos e, para celebrar, está revisitando alguns dos projetos realizados na última década. “Um deles era justamente o plantio de mudas em uma área próxima à escola, e por isso essa visita serviu perfeitamente ao nosso propósito”, disse. Richard Ismael Ribeiro dos Santos, de 6 anos, ajudou no plantio, mas gostou mesmo foi do processo de reciclagem. “Plantar árvores é importante, mas eu gostei de ver a separação do lixo”, disse.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/06/19/alunos-aprendem-sobre-reciclagem-e-plantam-mudas-no-geresol/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original