Projeto sobre Beatles leva professora da rede municipal de Jundiaí à final do Prêmio Educador Nota 10

Publicada em 07/07/2019 às 10:09

Arabelle Barbosa Calciolari, professora de inglês da rede municipal de ensino, está entre as 50 finalistas; este ano foram recebidas 4.876 inscrições

Arabelle Barbosa Calciolari, professora de inglês da rede municipal de ensino, está entre as 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10. Seu projeto selecionado é sobre os Beatles, que ela desenvolve com alunos dos quartos anos. Criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, o prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Este ano foram recebidas 4.876 inscrições.

Segundo a gestora da Unidade de Gestão da Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, este não é o primeiro ano em que Jundiaí tem uma professora selecionada entre os melhores projetos do País. “É um orgulho para nossa cidade, principalmente porque este será o 5º prêmio que Jundiaí conquista só em 2019, entre concursos para estudantes e professores”, conta.

Arabelle, de 35 anos, é professora desde os 19 e atualmente leciona na EMEB Maria Angélica Lorençon. “Inscrevi um projeto sobre os Beatles que desenvolvo com os quartos anos, mas achava que não teria chance”, explica. “Mas minha coordenadora exigiu que eu fizesse a inscrição”, conta, rindo.

Coordenadora do Núcleo de Educação e Língua Estrangeira da UGE, Adnan Fachini afirma que a professora Arabelle é uma profissional extremamente comprometida e tem um olhar muito atento às necessidades de suas crianças. “Por ter essa aptidão, ela vai além dos conteúdos propostos pela disciplina de Língua Inglesa e sustenta sua prática pedagógica, aproximando-a do contexto cultural e social real de suas crianças com o intuito de ampliar o conhecimento de mundo delas”, diz. “Ela trabalha muito com música e literatura em sala de aula, além do material e conteúdo propostos pelo currículo de Língua Inglesa”.

Depois de selecionados, os 50 melhores projetos – entre eles o de Arabelle – são apresentados em uma noite de gala, e dali sairão os dez vencedores. Arabelle diz que gostaria de vencer para deixar seus alunos orgulhosos. “Eles participaram muito, fizeram perguntas”, conta. A família ela já deixou orgulhosa. “Meu pai escutava Beatles comigo desde criança, e ele passou esse amor pela banda para mim. E foi ele que viu, na internet, que eu tinha me classificado. Choramos juntos”, conta ela, emocionada.

O Prêmio tem o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, e o patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação. Ao longo das últimas 21 edições foram recebidos mais de 70 mil projetos, e foram premiados 231 educadores, entre professores e gestores escolares.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/07/07/projeto-sobre-beatles-leva-professora-da-rede-municipal-de-jundiai-a-final-do-premio-educador-nota-10/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original