Jundiaí fecha acordo com a USP sobre alimentação saudável
Publicada em 11/07/2019 às 11:52A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), fechou um Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de tornar os hábitos alimentares do Município mais saudável. A assinatura da parceria ocorreu nesta quarta-feira (10).
De acordo com a UGAAT, 650 comércios varejistas foram auditados a fim de identificar os estabelecimentos comerciais que comercializam alimentos saudáveis segundo as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. A ideia é desenvolver, executar e avaliar o impacto de uma proposta de intervenção educativa no ambiente alimentar para apoiar a alimentação adequada e saudável na população pautada no guia.
Com base nos produtos comercializados, os estabelecimentos foram então classificados em três tipos: locais que vendem prioritariamente alimentos in natura e minimamente processados, ingredientes culinários e alimentos processados e estabelecimentos mistos (vendem itens saudáveis e não saudáveis na mesma proporção). Os estabelecimentos do grupo 1 e 2 podem ser considerados boas opções para a população adquirir alimentos, visto que a venda de não-saudáveis nestes espaços é menor em proporção à venda dos alimentos saudáveis.
Segundo a diretora de Abastecimento da UGAAT, Verônica Pavan, trata-se do início dos trabalhos que serão realizados por meio da parceria. “Outros estudos serão feitos, inclusive com a participação da Unidade de Gestão da Educação, envolvendo a merenda escolar”, explica. O acordo nasceu da ideia da pesquisadora jundiaiense Mariana Fernandes Fortes, que é aluna do doutorado na USP.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
01/06/2025
Palestra abraça campanha de Saúde Mental Materna e promove momento especial para mães de estudantes
-
31/05/2025
Complexo Argos recebe segunda edição do ‘Happy Argos’ com cultura, gastronomia e saúde
-
30/05/2025
Semana do Brincar segue com diversão e aprendizagens na rede municipal de ensino
-
30/05/2025
‘Happy Argos’ chega à sua 2ª edição, celebrando o tema ‘Tradições da Gente’
Baixe as fotos desta notícia na resolução original