Mês do Patrimônio traz atividades para discutir a importância do tema

Publicada em 22/07/2019 às 18:21

O Mês do Patrimônio Histórico e Cultural traz ao longo de todo o mês de agosto uma programação de atrações temáticas gratuitas em diversos locais e eventos da agenda cultural, a fim de discutir com a sociedade a importância do assunto no Município. Numa realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, a programação inicia-se logo no dia 01 de agosto, às 19h, com abertura oficial no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro), num show com Luciana Mello e outros convidados. A distribuição gratuita dos ingressos começa uma hora antes do espetáculo. A programação completa pode ser consultada no site do Mês do Patrimônio.

Dois grandes eventos do calendário municipal também abraçam a causa do Mês do Patrimônio e realizam edições temáticas. São o Domingo no Parque do dia 04, das 9h às 17h, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), que trará ainda as saídas do programa Caminhos do Centro Histórico às 10h30 e às 14h30, e o Sexta no Centro do dia 09 na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), que começa mais cedo, logo às 16h, e segue até as 22h.

Foto do alto de galeria de museu com instalações de madeiras e pessoas durante visita

Programação gratuita e temática se estende ao longo de todo o mês de agosto

Estão também programadas uma atividade de limpeza e organização da “Estaçãozinha” no sábado (03); uma oficina de higienização de acervos no sábado (03), às 14h, no Centro de Memória; uma oficina de Leitura de Manuscritos na segunda (05), às 19h, também no Centro de Memória; uma reunião ordinária do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) especial para apreciação de tombamentos na terça (06), às 19h, no Solar do Barão; uma palestra sobre a importância do centro de Memória no sábado (17), às 10h, no Solar do Barão; uma roda de conversa com as Baianas do Acarajé na terça (20), às 15h, na Pinacoteca; uma palestra sobre o papel da mulher nos primeiros anos do Município na segunda (26), às 19h, na Pinacoteca; e um colóquio sobre o Samba paulista na quinta-feira (29), às 19h, na Câmara Municipal.

Em parceria com a Fatec, será também realizada a 7ª edição do Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial. A programação será realizada no Complexo Fepasa entre a quinta (22) e o sábado (24).

Quem ainda abraça a programação é o programa “Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama”, o tour encenado pelas dependências do teatro na segunda-feira (26), às 9h, 13h30 e 15h, com agendamento gratuito pelo telefone (11) 4586-2472.

Lançamentos
Como novidades, o Mês do Patrimônio trará nos dias 13, 14, 16, 20 e 21, às 20h, o Cine Memória, com as exibições na Sala Cult do Shopping Paineiras das entrevistas concedidas ao programa “E também por mim Jundiaí se fez grande”. Já na quarta-feira (21), às 15h, serão apresentadas as placas da terceira fase do programa “Rota Turística Centro Histórico”, em uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) em local ainda a ser definido.

Na quarta (28), às 19h, será o lançamento do “Feira nos Trilhos”, programa que integrará as participações das barracas permissionários das feiras e varejões municipais no Complexo Fepasa. Já sexta-feira (30), às 19h, é a vez da implementação da visita virtual pelo Patrimônio 360 na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, que fica no Complexo Argos.

O encerramento do Mês do Patrimônio será no dia 31 de agosto, às 9h, com a Caminhada Tour Jundiahy, com roteiro pelas proximidades do Complexo Fepasa.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/07/22/mes-do-patrimonio-traz-atividades-para-discutir-a-importancia-do-tema/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original