Obra da Emeb Candelário terá estrutura pré-fabricada com 300 toneladas de aço e cimento

Publicada em 31/07/2019 às 15:02

Os 800 alunos que estudarão na Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, contarão com o maior e mais moderno prédio da Prefeitura de Jundiaí. A construção será feita com módulos pré-fabricados, que demandarão 300 toneladas entre aço e cimento. Tudo para compor os três andares da unidade de 4,7 mil metros quadrados.

“A construção da Emeb Candelário, que será mais uma unidade Escola Inovadora, é fruto da junção de contrapartidas e investimentos do ‘Avança Jundiaí’, e vem atender uma demanda antiga da população, para um prédio datado da década de 1970. O investimento total será de R$ 10,5 milhões, com um sistema construtivo rápido e eficiente”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, o projeto do prédio foi concebido com a participação das crianças que serão alunas da unidade. “As crianças fizeram sugestões sobre o que gostariam de ter na escola e esse processo construtivo e integrado de participação faz parte das iniciativas da Cidade das Crianças, que Jundiaí está inserida”, detalha.

Construção
As peças que serão usadas para a construção já estão em fabricação. Ao todo serão usados 53 pilares, 94 vigas retangulares, 85 vigas de apoio, 18 calhas tipo ‘U’, mais de 320 lajes alveolares, além de placas, escadas entre outras peças. A produção demandará 100 toneladas de aço e 200 toneladas de cimento. O projeto é exclusivo e a fabricação feita peça por peça. “O modelo pré-fabricado é rápido e eficiente. Cada construção é única e feita com peças exclusivas, a partir do projeto. A escola é de médio porte e serão usadas 125 carretas para o transporte do material para a construção do prédio”, explica o coordenador de projetos da empresa fabricante, Renato Büll.

Fábrica de pré-fabricados

Peças em concreto e aço serão transportadas da fábrica direto para o canteiro de obras

Segundo o gestor adjunto de Obras de Infraestrutura da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) Ademir Pedro Victor, a Emeb Candelário terá 4,7 mil metros quadrados de área e contará com uma biblioteca, laboratório, auditório, 14 salas de aula e uma quadra coberta, distribuídos em três pavimentos acessíveis. “Também será instalado um painel fotovoltaico para geração de energia solar. A escola será integrada à praça localizada ao lado e contará com dispositivos sustentáveis, como iluminação em LED, preparação para recepção de energia eletrovoltaica, aquecimento solar (água) e reuso de água para limpeza de área externa”, detalha.

O terreno que receberá a construção foi preparado com a demolição do prédio antigo, limpeza e remoção de entulho. O próximo passo será a sondagem de solo, colocação de colunas e início da montagem do prédio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/07/31/obra-da-emeb-candelario-tera-estrutura-pre-fabricada-com-300-toneladas-de-aco/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original