Lian Gong é aprovado por crianças na Emeb Iracy Ferreira Bueno

Publicada em 08/08/2019 às 15:36

Concentração, relaxamento e redução da ansiedade. Os movimentos do exercício oriental Lian Gong foram implementados na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Iracy Ferreira Bueno, na Agapeama, desde o início deste ano para 240 crianças entre 4 e 5 anos. A adoção da atividade faz parte do perfil do Programa Escola Inovadora, implementado pela Prefeitura de Jundiaí, que incentiva a inclusão de atividades complementares à grade da Unidade de Gestão de Educação (UGE), conforme o projeto pedagógico de cada unidade.

Alice de Caldas Dantas gosta das atividades orientais pois ajuda na concentração

Thierry Gabriel Silvestre da Costa, 5 anos, gosta das aulas de Lian Gong. “É muito gostoso. A gente faz movimentos que têm nomes de bichos, como a boca do leão”, comenta o menino que mostra, com as mãos juntas, como é feito o exercício oriental.

A colega de classe, Alice de Caldas Dantas, 5 anos, também aprova a atividade. “Eu gosto porque a gente aprende mais coisas, fica mais concentrado e tranquilo”, explica a menina, que afirma ter melhorado o comportamento e o rendimento na escola.

Para a coordenadora da Emeb, Silmara Leme do Prado, a incorporação do exercício oriental faz parte da parceria existente entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) Agapeama/Vila Esperança, com a escola. “Anualmente desenvolvemos ações em parceria com a equipe de saúde e desta vez surgiu a oportunidade de desenvolver o Lian Gong com as crianças. Percebemos que a concentração das crianças e o comportamento tiveram melhoras nítidas. A música promove o relaxamento e a concentração. Por isso, os professores organizam a grade de atividades com maior exigência de concentração exatamente para depois do Lian Gong”, adianta.

Além dos benefícios apontados pela parte educacional, na saúde também há ganhos para os pequenos. Segundo a enfermeira da UBS Agapeama/Vila Esperança, Graziele Cristina Nascimento, os movimentos desenvolvidos com as crianças, assim como nos idosos, promovem o estímulo ao movimento e ao desenvolvimento corporal, melhorando, inclusive, o equilíbrio. “Para que as crianças possam assimilar, os movimentos são apresentados aos poucos, e são acrescidos por outros conforme a evolução da turma”, explica.

Atividade de Lian Gong foi incorporada à grade da Emeb Iracy Bueno

Neste ano, por ser o primeiro da atividade na unidade, a aula é oferecida quinzenalmente pela agente comunitária de saúde capacitada para a atividade, Maria de Fátima das Neves Maciel, também responsável pelo desenvolvimento da iniciativa na UBS do bairro. Para o próximo ano, existe a intenção de incluir na grade curricular semanal.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/08/lian-gong-e-aprovado-por-criancas-na-emeb-iracy-ferreira-bueno/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original