Guarda responsável é tema de aulas em Emebs de Jundiaí

Publicada em 09/08/2019 às 16:41

De forma lúdica, a veterinária do Debea, Carolina Ballarini Zetun, explica sobre os parasitas dos animais de estimação

Ter um animal de estimação, seja cão, gato ou outro bichinho, exige cuidado e responsabilidade. Para formar futuras gerações conhecedoras das responsabilidades, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) oferece para as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) aulas sobre guarda responsável.

A iniciativa é realizada em parceria com o Departamento de Bem-Estar Animal (Debea), da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e faz parte das ofertas disponíveis pelo Programa Escola Inovadora, por meio do Núcleo Socioambiental.

A Emeb Antônio Adelino Brandão, do Morada das Vinhas, incluiu pelo segundo ano consecutivo a atividade entre os estudantes do 3º ano. “São realizadas duas aulas para cada turma. As crianças interagem com o cão de pelúcia que é o personagem usado para ilustrar as necessidades de cuidados com os animais. Eles aprendem sobre vacinação, limpeza, forma correta de condução além da responsabilidade de alimentar, dar carinho e não abandonar”, comenta a veterinária do Debea e responsável pelas aulas, Carolina Ballarini Zetun.

Cachorro de pelúcia é usado como personagem para ilustrar as aulas sobre guarda responsável

A pequena Isabela Rizzo Garcia, 9 anos, não tem animal de estimação, mas aproveitou todas as informações recebidas. “Eu aprendi que temos que cuidar dos nossos animais, não deixá-los sozinhos, nem abandoná-los. Também precisamos levar ao veterinário e dar muito carinho. Os animais também precisam ser castrados, para que não tenham filhotinhos nas ruas e fiquem sem cuidados”, comenta a menina.

A escolha pela inclusão do tema no conteúdo programático de cada unidade faz parte do programa Escola Inovadora. As aulas foram iniciadas em agosto e atenderão 20 escolas, 71 turmas de 3° ano com aproximadamente 2,3 mil alunos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/09/guarda-responsavel-e-tema-de-aulas-em-emebs-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original