Finalista do Global Youth Video Competition dá palestra a alunos de Emeb

Publicada em 23/08/2019 às 18:27

Nara Perobelli pode ter seu vídeo exibido na Conferência do Clima da ONU

Mudanças climáticas e agricultura sustentável: esses foram alguns dos temas discutidos nesta sexta (23) entre os 370 alunos da Emeb Aparecido Garcia, no Jardim Martins, com uma convidada muito especial: a jundiaiense Nara Perobelli, de 22 anos, estudante do último ano de Gestão Ambiental da ESALQ/USP, está concorrendo, junto com outros 19 finalistas, ao Global Youth Video Competition.

Nara Perobelli falou aos estudantes do 1º ao 5º ano, pela manhã e à tarde, e iniciou as conversas lembrando a última segunda-feira, quando “anoiteceu” no meio da tarde, devido à fumaça das queimadas na Amazônia. “Os alunos dessa Emeb cuidam de uma horta, então eu os trato como ‘agricultores’, e explico como agrotóxicos e monocultura afetam nossa vida e o meio ambiente, reforçando a importância do cultivo sustentável”, disse Nara.

O Global Youth Video Competition é uma competição, organizada pelo Reino Unido, que visa estimular jovens ao redor do mundo na produção de vídeos com iniciativas que esclareçam e combatam as mudanças climáticas. Se o vídeo de Nara vencer, ela poderá participar da Conferência do Clima da ONU, que acontece em Santiago, no Chile, em dezembro.

Para a diretora da Emeb, Claudete Formis, a vinda de Nara foi a oportunidade de debater questões muito atuais. “Crianças precisam de bons exemplos, e Nara é uma estudante jundiaiense, que divulga temas importantes e inspiradores, e que fazem parte do nosso projeto pedagógico”, afirmou. “As crianças gostaram muito do vídeo e da palestra”.

Pedro e Luana na horta da Emeb Aparecido Garcia: cuidado com o plantio e destaque para agricultura sustentável

Pedro Hiago Ferreira, de 9 anos, disse que gostou das imagens das hortas. “Aqui na escola eu cuido dos tomates”, explicou, a respeito da horta da Emeb. Já Luana de Abreu, de 8 anos, elogiou o vídeo mas também apreciou a palestra. “Gostei do trecho em que ela falou inglês com a gente”.

O vídeo vencedor do Global Youth Video Compettion será o que tiver o maior número de visualizações, e ele pode ser assistido no canal do Youtube. Nele, Nara apresenta relatos e imagens de produtores familiares jundiaienses e suas propriedades. Para participar da votação, basta assistir o vídeo até 7 de setembro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/23/finalista-do-global-youth-video-competition-da-palestra-a-alunos-de-emeb/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original