Cursos profissionalizantes levam oportunidades para o Jardim Fepasa

Publicada em 13/09/2019 às 15:50

Moradores do Jardim Fepasa estão sendo beneficiados pelos cursos gratuitos do Projeto Estudar, um dos parceiros do projeto Fepasa Viva. Desde julho, os cursos de Inclusão Digital, Elétrica Residencial, Karatê, Inglês, Contabilidade e Manicure já contabilizam 20 pessoas do bairro. As aulas ocorrem às segundas-feiras à noite, sendo promovidas por professores capacitados e voluntários. De acordo com o coordenador do Projeto Estudar, Cristian Firmo Barreto, 30% das vagas foram destinadas à comunidade do Jardim Fepasa. Os cursos variam de 5 a 10 meses de duração e são totalmente gratuitos.

Em agosto tiveram início as aulas, que prosseguem semanalmente neste segundo semestre.  O Projeto Estudar foi fundado em 1998, por Mário Zago, sendo concebido e mantido pela Comunidade Cristã de Jundiaí. Todos os cursos são abertos à população e realizados em suas dependências, no bairro Ponte de Campinas, a poucos metros do Jardim Fepasa.

Uma das participantes do bairro é a manicure Lucrécia da Silva Morais Santos, que está cursando inglês. “Acho uma ótima oportunidade para a gente. Sempre tive vontade de aprender inglês, mas tinha medo. Acredito que todo mundo deve saber pelo menos o básico”, comenta.

Josiete de Lima é atendente e se inscreveu no Projeto Estudar para o curso de Contabilidade. “Comecei há cerca de um mês e é bem interessante. Quero me aprofundar neste assunto porque tenho planos de ter meu próprio negócio. O Projeto oferece uma grande oportunidade, que nem todos podem ter. Parabenizo a iniciativa e espero que permaneça”, diz.

Já o morador do Fepasa, Marcônio José da Silva, controlador de acesso e pintor, começou o curso de Elétrica Residencial no Projeto Estudar. “Quero me qualificar melhor para o mercado. Ter um curso profissionalizante a mais é sempre bom”, destaca.

Desde que iniciou, o Projeto já atendeu mais de 1.400 pessoas em suas atividades, classificadas em três áreas: profissionalizante, informática e socializante. O endereço é rua Luis Lopes, 130, Ponte de Campinas. Mais informações aqui.

 Fepasa Viva

O projeto Fepasa Viva foi lançado em agosto de 2018, com o objetivo de empoderar a comunidade do bairro, onde residem cerca de 380 famílias e 1800 pessoas, conforme cadastro da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social).

Todas as atividades desenvolvidas são articuladas por meio da Rede Jundiaí  de Cooperação, vinculada à Unidade de Governo da Prefeitura de Jundiaí, sendo viabilizadas por parceiros, como o Sistema S (Sesi, Sesc, Senai, Senac e Sebrae), Fundo Social de Solidariedade, Fumas, Unidades de Gestão da Prefeitura, Tauste, Projeto Estudar, Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região) e Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí).

Iniciado em 2018, o Fepasa Viva já ofereceu dezenas de cursos, impactou mais de 200 famílias e registra mais de R$ 200 mil de investimentos de parceiros.

Mais informações sobre o projeto no e-mail: redecooperacao@jundiai.sp.gov.br e telefone (11) 4589-8602.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/13/cursos-profissionalizantes-levam-oportunidades-para-o-jardim-fepasa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original