Alimentação saudável: Idec vê Jundiaí como modelo

Publicada em 18/09/2019 às 17:29

A convite do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Prefeitura de Jundiaí teve participação de destaque no Seminário Alimentando Políticas – Da Ciência ao Prato: políticas públicas para uma alimentação saudável. O evento teve início na terça (17) e termina hoje (18) no Teatro Liberdade, em São Paulo.

A diretora de Abastecimento, Verônica Pavan, participou com uma apresentação sobre “Monitorando o ambiente alimentar – a perspectiva da gestão do município de Jundiaí”

A diretora de Abastecimento da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Verônica Pavan, participou do painel “Superando os obstáculos para uma alimentação saudável: acesso à informação e oferta de alimentos saudáveis”, realizado no primeiro dia de evento, com uma apresentação sobre “Monitorando o ambiente alimentar – a perspectiva da gestão do município de Jundiaí”.

Participou também do painel o vereador Faouaz Taha, graças ao debate promovido pelo parlamentar sobre o tema nos anos de 2017 e 2018. O encontro contou com a participação de pesquisadores renomados e especialistas no tema, além de convidados especiais.

Homem com uniforme e chapeu cuida de um canteiro em uma paisagem com vegetação

Horta da Unidam, em Jundiaí: levando alimentos in natura a comunidades menos favorecidas

Em abril passado, o Idec destacou a gestão de Abastecimento em Jundiaí com um exemplo a ser seguido por outros municípios, dentro do programa “Alimentando Políticas”, após um Acordo Técnico estabelecido entre a Faculdade de Saúde Pública da USP e a Prefeitura de Jundiaí.

Referência

O site da UGAAT e o mapeamento realizado pela unidade foram citados pelo instituto como bons exemplos de políticas públicas em todo o País. “Com os dados compilados pelo departamento é possível observar a distribuição espacial dos equipamentos de abastecimento no município, levando produtos hortifrutigranjeiros e outros produtos in natura, como sugere o Guia Alimentar Brasileiro, para lugares menos privilegiados e com isso melhorar a alimentação local”, explicou Verônica Pavan.

Além do mapeamento desses equipamentos, os artigos publicados por meio de pesquisas aplicadas no município pela Faculdade de Saúde Pública da USP trouxeram muitos outros dados, referentes a todos os comércios do município, o que veio somar ao trabalho que já vem sendo realizado pelo departamento da UGAAT.

Evento

A iniciativa Alimentando Políticas é um projeto independente, de pesquisa, que promove fundamentação científica para gestores públicos preocupados em criar políticas públicas efetivas relacionadas à alimentação e à nutrição.

O objetivo do Seminário Alimentando Políticas do Idec é apresentar e discutir os resultados de pesquisas sobre os obstáculos para uma alimentação saudável. O público-alvo são profissionais que atuam em políticas públicas de alimentação e nutrição e gestores dos poderes Executivo e Legislativo, local e federal.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/18/alimentacao-saudavel-idec-ve-jundiai-como-modelo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original