Jundiaí não dá trégua e segue com ações contra o mosquito Aedes aegypti

Publicada em 19/09/2019 às 13:37

Sem grande período de inverno com baixas temperaturas, as equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, manteve a atenção aos mosquitos Aedes aegypti durante todos os meses deste ano. Com mais de 60 mil visitas ‘casa a casa’ realizadas entre janeiro e agosto, a meta é intensificar a conscientização da população e eliminar os possíveis criadouros antes da chegada do período de chuvas. Nos próximos dias 3 e 4 de outubro será realizada a ação ‘Xô Mosquito’ em parceria com o 12º Grupo de Artilharia de Campanha Barão de Jundiahy (12º GAC), para trabalhar as áreas de maior ocorrência de casos positivos.

Xô Mosquito foi antecipado para alertar população antes do período das chuvas e altas temperaturas

Ação em parceria com o 12º GAC será realizada nos dias 3 e 4 de outubro

“Não tivemos um inverno característico e isso facilita a proliferação dos mosquitos transmissores das arboviroses se esses encontrarem criadouros para a postura dos ovos. Agora é momento certo para a eliminação de qualquer objeto que possa acumular água e que esteja no quintal ou no interior da casa. Ao longo deste ano, com mais de 60 mil visitas em casas, ficou caracterizado que o prato de vaso ainda é o principal foco de Aedes aegypti nas residências habitadas”, comenta a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro.

Nesta semana, a UVZ encerra a ação classificada como ‘repasse’ na Vila Hortolândia, onde foram registrados, até o dia 13 de setembro, 163 casos positivos de dengue. Apesar da positividade e das mais de 10 mil visitas realizadas no bairro, 31 focos de mosquitos foram encontrados. Segundo a biomédica, a antecipação da ação em parceria com o 12ª GAC tem por objetivo manter a população em alerta contra o vetor transmissor de arboviroses.

A ação com a parceria do Exército Nacional, normalmente é realizada nos primeiros meses do ano, por conta do período das chuvas e altas temperaturas – situação que favorecem a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti -. “O trabalho das equipes consiste em monitorar, orientar a população quanto aos riscos das doenças e necessidade de eliminação dos possíveis criadouros nas residências. Os cuidados são de conhecimento de todos, porém, é preciso relembrar anualmente a população”, explica.

Jundiaí disponibiliza Boletim Epidemiológico sobre as arboviroses para que a população possa acompanhar a ocorrência. Entre 1 de janeiro e 13 de setembro foram registradas 6.342 notificações,
2.874 casos confirmados (2.675 – autóctones, 192 – importados, 7 – indeterminados) com um óbito registrado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/19/jundiai-nao-da-tregua-e-segue-com-acoes-contra-o-mosquito-aedes-aegypti/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original