Hackweekend apresenta vencedores amanhã
Publicada em 28/09/2019 às 13:45Cerca de 50 estudantes de cursos relacionados com informática ou esportes participam, neste final de semana, do primeiro Hackweekend, promovido organizado pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) e Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT). Com os desafios a ser resolvidos com o auxílio da tecnologia apresentados na noite de sexta-feira (27), os inscritos deram início à construção dos aplicativos ou programas neste sábado (28), para a apresentação no final da tarde de domingo (29).
Tendo a captação e a análise de dados como os principais destaques na proposta de aplicações direcionadas para atividades em complexos esportivos, de rua e cuidado em saúde, a expectativa é que os inscritos apresentarem protótipos de soluções para as necessidades que poderão servir de base para o serviço público. “Jundiaí é a sétima economia do Estado e a cidade que mais investe em saúde do País. Alinhar a tecnologia com o desenvolvimento esportivo estimula, ainda mais, para uma vida ativa e saudável”, argumenta o gestor da UGEL, Luz Trientini.
Para o diretor da Escola Superior de Educação Física (ESEF), Davi Poit, a realização do Hackweekend coloca Jundiaí em destaque. “Não somos apenas a Terra da Uva. Podemos chegar ao posto de Novo Vale do Silício”, analisa.
Gestor da UGDECT, Messias Mercadante de Castro, lembra das profissões do futuro e do novo mercado que se desenha. “O empreendedorismo é um caminho para os jovens e a tecnologia proporciona as ferramentas para crescer. Daqui poderão surgir futuros empreendedores”, explica o gestor, ressaltando que os três grupos primeiros colocados terão direito a prêmios wearables (relógios, acelerômetros e monitores cardíacos), livros de empreendedorismo e inovação, além de medalhas e a incubação na Incubadora Tecnológica de Jundiaí.
Nícolas Guimarães e o colega Felipe Augusto Barros gostaram dos desafios propostos. “Conversamos sobre o que iremos desenvolver para fazer uma boa apresentação. Os assuntos são interessantes”, apontam os estudantes da Unip, do curso de Ciência da Computação.
Palestra
Ainda na sexta-feira (27), os inscritos puderam acompanhar uma palestra de Eduardo Tega, mestre gestão de esporte. “O futuro será de realidade virtual, aplicações que facilitarão a nossa vida e a tomada de decisões. É preciso não ter medo da inovação “, explicou durante a apresentação, apontando que boa parte das profissões conhecidas atualmente deixarão de existir nos próximos 20 anos.
A olimpíada conta com apoio da Cijun, da Fatec Jundiaí, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, da Esef, da Sumer e da Decathlon.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
03/07/2024
Equipe do Jundiaí Empreendedora apresenta programa para APAE Jundiaí
-
03/07/2024
Mais de 200 MEIs de Jundiaí recebem capacitação sobre benefícios, oportunidades e regulamentações
-
27/06/2024
Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia recebe comitiva de Indaiatuba
-
25/06/2024
Ação de inclusão socioprodutiva no CRAS Tamoio promove oportunidades de emprego
Baixe as fotos desta notícia na resolução original