Alunos do Centro de Línguas iniciam aprendizagem de italiano com ‘Fotoromanzo’

Publicada em 03/10/2019 às 12:59

Trabalho desenvolvido pelas turmas de italiano do Centro de Línguas do Complexo Argos, resultará em uma fotonovela no idioma do mediterrâneo

Localizado no Complexo Argos, o Centro de Línguas Antonio Houaiss, oferece vários idiomas para a aprendizagem da população gratuitamente. Além do Inglês, do Espanhol e do Francês, o Italiano também faz parte da oferta feita pela Unidade de Gestão de Educação (UGE). No método pedagógico adotado para o ensino do idioma italiano, está o desenvolvimento de projetos como o ‘fotoromanzo’, uma espécie de fotonovela totalmente elaborada pelos alunos do 1º semestre do idioma mediterrâneo, que facilitam o início da aprendizagem e promovem a interação entre os estudantes. As inscrições para as turmas do próximo ano começarão no final deste mês.

A aposentada Romilda Della Antonia Taveira começou a estudar o idioma dos antepassados no final do mês de julho, na turma do Centro de Línguas Antonio Houaiss

Aluna do 1º semestre de italiano, Romilda Della Antonia Taveira, aposentada, começou a estudar o idioma dos antepassados há poucos meses, já que está em processo de solicitação de cidadania italiana. “As aulas são muito atrativas, com preocupação pedagógica. A iniciativa de oferecer aulas de idiomas gratuitas é importante para a população, pois é mais uma oportunidade para que as pessoas possam desenvolver o conhecimento”, explica a aluna.

Isabel Cristina Soares, estudante, estava adiantada com o desenvolvimento do projeto do ‘fotoromanzo’. Com o roteiro pronto, figurino escolhido e locação organizada, ela e o grupo desenvolveram as imagens na manhã de quarta-feira (2). “Colocando o que aprendemos em sala de aula em prática, fica mais fácil aprender. Compartilhamos conhecimento entre os integrantes”, comenta, enquanto direciona as imagens do grupo, que reproduz um pique-nique entre amigos.

“O fotoromanzo é o primeiro trabalho que os alunos desenvolvem, já que iniciaram as aulas no final de julho e estão iniciando o idioma. A apropriação a partir do fazer e da interação com os demais faz parte da metodologia. O trabalho é realizado tanto nas turmas da manhã, quanto nas da noite”, explica a professora do idioma, Maria Eugênia Savietto.

Os cursos de idiomas são gratuitos, com oferta de vagas a partir de sorteio eletrônico de inscrições, que poderão ser feitas tanto por meio do Portal da Prefeitura, quanto pessoalmente, no Complexo Argos (avenida Dr Cavalcanti, 396), a partir do dia 29 de outubro.  De acordo com Cícera Escoura Bueno, supervisora do Centro de Línguas Antonio Houaiss, a formação em outros idiomas, além do inglês, é diferencial para o mercado do trabalho.  Com o mundo globalizado, a necessidade de conhecimento é cada vez maior. A Educação de Jundiaí, oferece a oportunidade gratuita da aprendizagem de línguas para pessoas maiores de 14 anos, com o ensino fundamental completo ou estar no 9º ano, pelo Centro de Línguas. Mas o ensino para as crianças, a partir da Escola Inovadora começa aos 4 anos, com a adoção das aulas de inglês na grade de atendimento”, ressalta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/03/alunos-do-centro-de-linguas-iniciam-aprendizagem-de-italiano-com-fotoromanzo/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original