Parceria entre DAE e Emeb preserva nascente no Caxambu

Publicada em 03/10/2019 às 17:41

Os alunos da Emeb Vasco Antônio Venchiarutti, do bairro Caxambu, participaram, nesta quinta-feira (03), de um dia de preservação ao Meio Ambiente em parceria com a DAE e a Associação de Moradores do Caxambu e Região (AMOCER). Cerca de 60 estudantes de quatro anos de idade estiveram no Clube Caxambu para a realização do plantio de árvores.

O projeto ‘Guardião das Águas’ visa proteger as nascentes da região e com isso, os alunos plantaram sementes e mudas de árvores perto da nascente dentro do clube junto com os professores e os funcionários da DAE. Essa ação é de suma importância e para o chefe de sessão de recursos hídricos da DAE, José Antônio Ferreira, pois, além da diversão dos alunos, o projeto vai contribuir muito no aprendizado das crianças. “A DAE cuida de um viveiro de mudas e refloresta a mata que foi atingida, e por isso, cedemos as sementes e mudas para a Emeb”, comentou.

Incentivar as crianças desde cedo para a promoção do Meio Ambiente é importante, pois elas estarão conscientes do quão significativo é poder preservar ás áreas de mananciais e o projeto ‘Guardião das Águas’ tem esse objetivo. Para Elisabete dos Santos Evaristo, coordenadora do Núcleo Sócio Ambiental da Unidade de Gestão de Educação (UGE), essa parceria de reflorestar é admirável. “ Proporcionar um dia de interação entre os alunos com o Meio Ambiente é garantir uma qualidade do espaço, inclusive a melhoria e preservação dos mananciais”, afirmou.

Presente à ação dos alunos, a coordenadora da escola, Suzete Dias de Oliveira, ressalta a importância do programa ‘Escola Inovadora’, que estimula a realização do ‘Guardião das Águas’ e também do programa ‘Guardião da Vida’, que tem o objetivo de promover e ensinar os alunos nas questões de alimentação saudável, atitudes sustentáveis e convívio no espaço escolar. “Poder tornar as crianças protagonistas dessa ação é de extrema importância, já que atividades como estas permitem que os alunos se sintam heróis. Além da teoria, eles colocam a mão na massa e sabem que ajudaram na preservação e proteção da nascente com os próprios recursos da natureza”, afirmou.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/03/parceria-entre-dae-e-emeb-preserva-nascente-no-caxambu/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original