Escola expõe 200 brinquedos ‘feitos em casa’ pelas famílias

Publicada em 07/10/2019 às 12:41

A Arena do Guilherme Vitoriano Vale (canto direito inferior) foi o brinquedo que ele mais gostou de brincar, já que foi feito por ele a sua família

Brincar faz parte do processo de desenvolvimento das crianças e foi com esse objetivo que a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aparecida Bernardi do Amaral, no Morada nas Vinhas, desenvolve o projeto ‘Vamos Brincar?’, que, neste mês, propôs a confecção de brinquedos com material reciclável pelas famílias dos alunos. Chegaram para a exposição da escola mias de 200 brinquedos elaborados com os mais diferentes materiais e formatos. O incentivo ao desenvolvimento, ao fazer, à criança ‘maker’, faz parte dos pilares do programa Escola Inovada, implantado em 2017, na gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado. O resultado do trabalho da unidade será uma exposição, no Complexo Argos, ainda neste mês.

Rafael Moscolote estava animado ensinando como se brincava com o telefone sem fio feito por ele e sua família. “Uma pessoa fala em uma lata, a voz vai pelo barbante e chega até a outra latinha, no ouvido do outro”, detalhou.

Kauã Lorenzo Dalaqua, 5 anos, projetou, junto com o pai, um carro do futuro com garrafa de refrigerante de 2 litros. “O carro tem o motor em cima”, mostrou o menino, apontando para o catavento feito também com garrafa pet.

A ‘Arena do Guilherme’, feita por ele e sua família foi a melhor atividade já realizada pelo garoto Guilherme Vitoriano Vale, 5 anos. “Eu tenho outros brinquedos de jogo de futebol em casa, mas esse, que fiz em casa é o melhor. É o que gosto mais pois foi feito com os meus pais”, contou orgulhoso, mostrando aos colegas de classe.

Com experiência em veículos, o frentista Maikon Campos, 31 anos, projetou, junto com a filha Brenda, 5 anos, um carro com caixa de papelão. “Sempre que posso eu brinco com a minha filha, mas fazer esse brinquedo com ela foi muito importante. Qualquer coisa que faça ela sorrir tem um valor enorme para mim”, comentou o homem, que pediu ao patrão para sair mais cedo exclusivamente para atender ao pedido da filha: visitar a exposição da escola.

Maikon Campos projetou um carro para a filha Brenda; sorriso da filha é a recompensa do pai

Como a atividade de brincar com os pais não fez parte da infância de Shirley Mota Lima, 31 anos, a mãe de duas crianças faz de tudo para a felicidade dos dois filhos. “A Yasmin ficou encantada com a confecção do jogo de chá. Ainda mais que o Prefeito Luiz Fernando visitou a escola e brincou com ela de tomar chá na xícara feita por nós”, explicou a mãe, que repetia a brincadeira com a filha e a sobrinha, Alice Vitória.

De acordo com a diretora da Emeb, Mariana Carboni Avelino, o projeto teve ampla repercussão entre os pais, já que a unidade conta com pouco mais de 300 alunos e receberam mais de 200 projetos. “O resultado é tão representativo que pretendemos fixar a confecção de brinquedos na grade de atividades da escola todos os anos. As crianças aprendem a partir da brincadeira, por isso é fundamental que o lúdico faça parte do cotidiano dos estudantes, os estimulando a criar, a experimentar e a realizar. Será feita uma votação para a escolha de dois projetos por turma (30 ao todo) para serem expostos no Complexo Argos, ainda neste mês que é dedicado às crianças”, explica. A exposição, segundo a diretora, também servirá para valorizar o trabalho dos servidores, já que no mês é comemorado o Dia do Servidor Público.

Famílias visitaram a exposição realizada na unidade escolar; neste mês os trabalhos ganharão espaço no Complexo Argos

Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vasti Ferrari Marques, a participação das famílias no desenvolvimento conjunto de ações com as crianças promovem vários benefícios. “A participação da família enriquece o cotidiano dos estudantes, valorizando as atividades, empoderando as crianças por meio de suas ações e fortalecendo o vínculo com a escola. A Escola Inovadora é provocativa neste sentido, garantindo a melhor educação para as nossas crianças”, enaltece.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/07/escola-expoe-200-brinquedos-feitos-em-casa-pelas-familias/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original