Semana da Criança: Alunos terão educação ambiental na Serra do Japi
Publicada em 07/10/2019 às 18:42Meninos e meninas que estudam em três escolas municipais de Jundiaí terão uma Semana da Criança diferente. Eles ganharão um “presente sustentável” ao visitar o Centro de Referência em Educação Ambiental (Cream), ligado à Unidade de Gestão de Educação (UGE) e que fica no bairro Santa Clara, em plena Serra do Japi. Nesta terça-feira (08), será a vez dos alunos das Emebs Rotary Club (pela manhã) e Ivo de Bona (à tarde) e, na quinta (10), farão a visita ao Cream os estudantes da Emeb Dr. José Romeiro Pereira. Em média, cada turma tem 25 crianças e todas são do segundo ano do Ensino Fundamental I, com idade entre sete e oito anos.
A ida dos jovens à Serra do Japi faz parte do projeto Pequeno Cientista da Natureza, colocado em prática desde janeiro de 2019 e que já beneficiou 750 estudantes. Segundo Vania Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, as crianças recebem no Cream uma verdadeira “aula de educação ambiental”. “Elas me surpreendem, principalmente as que têm mobilidade reduzida ou déficit de autismo, que também podem participar das atividades”, revela.

Crianças e professores curtem o contato com a natureza
Quando chegam à Serra, os estudantes recebem uma sacolinha contendo prancheta, folhas de papel, lápis, chapéu, uma luva (para que possam tocar em objetos delicados) e uma lupa de mão. “Os alunos aprendem sobre a polinização feita pelas abelhas e como vivem os animais que eles veem nas árvores e no chão, sempre de forma lúdica. Buscamos aproximar a ciência destes meninos e meninas, que acabam desenhando e anotando tudo que ouvem e observam”, lembra Vania.

Estudante usa o microscópio após aula sobre educação ambiental na Serra do Japi
Há ainda um espaço para que os participantes possam ver no microscópio objetos que saíram do passeio pela Serra do Japi e participar de atividades como leitura e jogo de palavras cruzadas com nomes de animais e plantas que viram enquanto caminhavam pela trilha.
Ainda em outubro
No mês de outubro, não serão só os alunos do 2º ano A da Emeb Rotary Club, do 2º C da Emeb Ivo de Bona e do 2º D da Emeb Dr. José Romeiro Pereira que vão viver a experiência de visitar a Serra do Japi. A programação para o mês prevê ainda outras oito turmas:
– 2º B da Emeb Aparecida Merino Elias – 15/10 pela manhã
– 2º F da Emeb Ivo de Bona – 15/10 à tarde
– 2º B da Emeb Luzia Francisca de Souza Martins – 17/10 à tarde
– 2º B da Emeb Profª Judith Almeida Curado Arruda – 22/10 pela manhã
– 2º C da Emeb Luzia Francisca de Souza Martins – 22/10 à tarde
– 2º D da Emeb Ivo de Bona – 24/10 à tarde
– 2º A da Emeb Profª Marina de Almeida Rinaldi Carvalho – 29/10 à tarde
– 2º B da Emeb Profª Marina de Almeida Rinaldi Carvalho – 31/10 à tarde
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
21/03/2025
3ª Etapa do Projeto Olhos da Serra é lançada com foco no combate a incêndios e monitoramento ambiental
-
12/03/2025
Prefeitura de Jundiaí avança em tratativas com a Artesp para melhorias viárias em Jundiaí
-
10/03/2025
‘Café com Drone’ amplia participação da comunidade em ações de monitoramento da Serra do Japi
-
06/03/2025
Oficina ‘Café com Drone’ celebra os 42 anos do Tombamento da Serra do Japi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original