Parceria leva oficinas sobre reciclagem e gestão da água a EMEBs

Publicada em 16/10/2019 às 18:22

Murilo Ferreira, de 7 anos, ficou espantado ao saber que o tempo de degradação do vidro na natureza pode durar até um milhão de anos. Davi Santana de Souza, de 8 anos, descobriu como é feito o papel. Já Manuella Nunes Vieira, de 8 anos, destacou a importância da reciclagem. “O que a gente joga no lixo vira poluição se não for reciclado”, resume. Os três são alunos do 2º ano F da EMEB Ivo de Bona, no Residencial Almerinda Chaves, e tiveram nesta quarta (16) a primeira oficina sobre reciclagem com a ONG Gaia Social, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação – Escola Inovadora e a Coca-Cola FEMSA.

Segundo a coordenadora da EMEB, Catarine Green Martins, algumas escolas que já tinham projetos ambientais e cujos bairros demandavam mais informações a respeito do tema foram escolhidas para receber a programação. “Nossa escola atendia a ambos os requisitos, e o foco das oficinas será o descarte correto do lixo e o consumo consciente de água”, explicou. No total, seis EMEBs fazem parte da iniciativa.

Primeira oficina, realizada nesta quarta, teve como tema a reciclagem: projeto vai envolver a comunidade

O Projeto de Educação Ambiental Coleta Seletiva e Gestão da Água nas EMEBs de Jundiaí irá envolver também o bairro: no próximo dia 19 haverá uma festa para as famílias, com uma oficina de separação de lixo para os alunos e a comunidade, e no dia 29 de outubro será realizado um mutirão nas ruas do bairro com as crianças para que eles incentivem a população a separar o lixo e colocar no dia certo para a coleta.

Nas semanas do dia 21 de outubro e 15 de novembro também haverá uma campanha de arrecadação do plástico com as crianças e comunidade. “O dinheiro arrecado será revertido em apoio ao programa de educação ambiental dentro da escola”, afirma a coordenadora.

Davi, Murilo e Manuella: aprendendo dicas de reciclagem por meio da parceria com a Escola Inovadora

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/16/parceria-leva-oficinas-sobre-reciclagem-e-gestao-da-agua-a-emebs/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original