Sarampo: Conferência da carteira de vacinação deve ser feita na UBS

Publicada em 17/10/2019 às 13:09

Iniciada no último dia 7, a Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo, realizada pela Prefeitura de Jundiaí, é direcionada para a vacinação das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos que ainda não tenham as doses necessárias para a imunização contra a doença. Para confirmar se a vacinação está completa, os pais ou responsáveis devem comparecer com as crianças e a carteira de vacinação aos equipamentos de Atenção Básica para a verificação do documento pelos técnicos e, imunização, se necessário. Para facilitar o acesso das famílias, no próximo sábado (19), será realizado o Dia D da campanha, com a abertura de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em horário especial.

“Jundiaí registra, em maio deste ano, 100% de imunização de crianças de 1 ano na dose tríplice viral (Caxumba – Sarampo – Rubéola). No entanto, a vacinação completa contra o Sarampo consta de duas doses: aos 12 meses e aos 15 meses. Por conta das ocorrências nacionais, foi inserida a chamada ‘dose 0’, aos 6 meses. Ao todo, o público nestas idades soma 22 mil crianças, mas nem todas terão de ser vacinadas.  Por isso, é fundamental que as carteiras de vacinação sejam levadas para a verificação da necessidade e registro no caso de imunização”, explica a enfermeira da (E), Maria do Carmo Possidente.

Famílias devem comparecer com a carteira de vacinação para a verificação se a imunização das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, está completa

No sábado, as UBSs Hortolândia, Rami, Tamoio e Clínica da Família funcionarão das 8h às 17h para facilitar o acesso da população, já que a vacina é disponibilizada diariamente, em todos os equipamentos de Atenção Básica, em horário de funcionamento, inclusive no período do noturno, nas UBS Hortolândia e da Clínica da Família Novo Horizonte, Agapeama e Tamoio. A Clínica da Família funciona até 20h – (senhas entregues até 19h30), UBSs Agapeama/Vila Esperança funciona até 20h30 – (senhas entregues até 20h30) e UBSs Hortolândia e Tamoio até 21h – (senhas entregues até 20h).

A Campanha Seletiva de Jundiaí conta com o apoio do Rotary International e se encerra no próximo dia 25.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/17/sarampo-conferencia-da-carteira-de-vacinacao-deve-ser-feita-na-ubs/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original