Crianças discutem a Jundiaí do futuro e curtem show do Encontro de Corais

Publicada em 26/10/2019 às 21:02

O Comitê das Crianças, do projeto Cidade das Crianças, teve na tarde deste sábado (26) mais uma reunião de trabalho. Dez meninos e meninas, de 9 e 10 anos, debateram no Sesc propostas sobre o futuro da Jundiaí que eles querem. Depois, os jovens curtiram a 30ª edição do Encontro de Corais – uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) – e um show especial com Hélio Ziskind, compositor de clássicos da TV Cultura, principalmente dos desenhos e programas do canal como Cocoricó e Castelo Rá-Tim-Bum.

Corais adulto (esq.) e infanto-juvenil se apresentaram no Sesc

Corais adulto (esq.) e infanto-juvenil se apresentaram no Sesc

 

“Temos vários motivos para comemorar nesta tarde. O Encontro de Corais está completando três décadas e, pela primeira vez, o encerramos com um show musical. E como não podia ser diferente, o evento foi voltado para a garotada, por conta da reunião do Comitê das Crianças”, disse o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

Gestor Marcelo Peroni orientou crianças na hora da apresentação das ideias

Marcelo Peroni orientou as crianças na hora da discussão das ideias

“Para coroar a ocasião, conseguimos, em parceria com o Sesc, fazer os jovens participarem do show com Hélio Ziskind e banda. O Encontro de Corais ainda marcou a estreia oficial do nosso Coral Infanto-Juvenil, que se apresentou ao lado do coral adulto”, comemorou Marcelo.

O bate-papo dos jovens é resultado do interesse deles pelas discussões políticas, na visão do gestor. “A participação popular em Jundiaí começa pelos mais novos. A UGC só deu as diretrizes básicas para os participantes. Agora, os pontos levantados pelos meninos e meninas comporão um documento que será entregue ao prefeito Luiz Fernando Machado num encontro agendado pelo dia 23 de novembro. Pelo que vi, a segurança e a melhoria das vias públicas foram aspectos identificados pelos jovens na reunião”, completou Peroni.

Gabriel Pires de Lima quer praças públicas com adultos supervisionando

Gabriel quer praças públicas com adultos supervisionando e muito lazer para meninos e meninas

Um dos integrantes do grupo de crianças presentes ao Sesc foi Gabriel Pires de Lima, de 10 anos. Morador do Ivoturucaia, ele sugeriu que entrassem no relatório dos adolescentes a manutenção das escolas e a segurança. “Jundiaí poderia ter praças públicas só com dois adultos supervisionando, sem policiais. Na praça, a garotada só se preocuparia com o lazer e as brincadeiras. É muito legal participar do projeto Cidade das Crianças”, projetou Gabriel.

Integração
Jundiaí é o primeiro município do estado de São Paulo a integrar a Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças e o segundo no país, logo atrás de Boa Vista, capital de Roraima. A apresentação do conceito “Cidade das Crianças” foi feita em dezembro de 2018 e é resultado da integração entre as Unidades de Gestão, que trabalham alinhadas pela proposta de governo por plataformas.

O “Comitê das Crianças” e “Ruas de Brincar” são os programas que integram o conceito do programa. Ambos buscam a implementação de políticas públicas que deem protagonismo às crianças nas tomadas de decisões e reforcem a importância do brincar.

A iniciativa consiste no sorteio de 24 crianças de todas as regiões de Jundiaí para compor um grupo que vem debatendo ao longo do ano propostas de políticas públicas para a infância e as apresentarão ao Executivo. Já o “Ruas de Brincar” consiste no fechamento de determinadas vias, sob a tutela da comunidade, para que as crianças possam brincar sem a presença dos carros.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/26/criancas-discutem-a-jundiai-do-futuro-e-curtem-show-com-encontro-de-corais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original