Projeto cultural tem visita histórica ao cemitério do Desterro

Publicada em 27/10/2019 às 14:09

Cerca de 40 pessoas participaram na manhã deste domingo (27) do projeto Memórias Póstumas da Cidade, que junto com outra iniciativa – a Caminhos do Centro Histórico – integra a Jornada Estadual do Patrimônio. Esta última é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí aderiu ao programa.

A jornada teve como palco o cemitério Nossa Senhora do Desterro. A ideia foi atrair os cidadãos a conhecer mais sobre as personalidades jundiaienses enterradas no local, assim como vem acontecendo em outros municípios.

Participantes do evento ouviram curiosidades históricas sobre o Desterro e sobre a cidade

Participantes ouviram curiosidades históricas sobre o cemitério do Desterro e a cidade

Elizeu Marcos Franco, diretor de gestão do Complexo Fepasa e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), disse que iniciativas como essa são muito importantes para as cidades participantes (além de Jundiaí, Santos, Mogi das Cruzes, Piracicaba e outras). “Conhecer mais nossa história nos faz entender quem somos”, destacou.

O grupo caminhou pelo Desterro guiado pela produtora cultural Vânia Feitosa, que abordou aspectos arquitetônicos e históricos do cemitério e do crescimento de Jundiaí no século passado. Mais de 30 personalidades do município estão sepultadas no local, entre elas Manuel Anibal Marcondes, farmacêutico e ex-prefeito de Jundiaí (de 1938 a 1943). “Ele era conhecido como o “Prefeito das Rosas”, por gostar muito de flores, e em seu quintal foi plantada a primeira muda de café do estado de São Paulo”, informou Vânia.

Juliana Corrêa (ao centro, de camiseta branca) gostou muito do Memórias Póstumas da Cidade deste domingo (27)

Juliana (ao centro, de camiseta branca e calça jeans) gostou muito do Memórias Póstumas da Cidade deste domingo (27)

Os participantes da jornada fizeram uma pré-inscrição pela internet. A arquiteta e conselheira do Compac, Juliana Corrêa Gonçalves, gostou muito do evento. “É importante que os moradores saibam mais da história da cidade em que residem. O interesse por isso existe sim, senão não teríamos aqui hoje estas pessoas vendo gente morta sob um sol forte e temperatura de 34 graus”, lembrou.

A história explica
Diretora técnica do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), Elisabete Mitiko Watanabe disse que a história explica para as pessoas um pouco do que elas são nos dias atuais. “Jundiaí tem em seus personagens a história que vem desde o ciclo do café, da construção das ferrovias e dos primeiros imigrantes que plantaram uvas em nossas terras. Isso não pode se perder”, resumiu. “Em 2019, cerca de 35 localidades paulistas aderiram à Jornada Estadual do Patrimônio, neste que é o terceiro ano da iniciativa”, finalizou Elisabete.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/27/projeto-cultural-tem-visita-historica-ao-cemiterio-do-desterro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original