Feriado de Finados estimula aumento de visitas aos cemitérios

Publicada em 29/10/2019 às 17:57

Desde o último final de semana até o próximo, o movimento de visitantes nos dois cemitérios públicos municipais tem se intensificado, em função da proximidade do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. Durante esse período, costuma-se registrar a passagem de cerca de 20 mil pessoas, somando o público que comparece tanto no cemitério Nossa Senhora do Desterro, quanto no Nossa Senhora do Montenegro.

Com o movimento maior, o Serviço Funerário aproveita para intensificar avisos sobre a necessidade da preservação das sepulturas

“Sempre começa antes porque muita gente opta em visitar em dias mais tranquilos para fugir do movimento no Dia de Finados, que é sempre maior”, analisa o diretor do Serviço Funerário Municipal, Silvio Ermani, lembrando que o momento também favorece o contato com concessionários para alertá-los sobre a necessidade da realização de reparos para conservação do túmulo.

O diretor justifica que zelar pelas boas condições da sepultura é, acima de tudo, uma questão de saúde pública e uma obrigação do concessionário. “Identificamos as sepulturas em ruínas ou em estado de abandono um ´X´, para que a família saiba que é necessária a reforma. Caso não faça o reparo do jazigo, a família corre o risco de perder a concessão por abandono”, avisa.

Interdições no trânsito

Nos dias 1º, 2 e 3 de novembro, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) promoverá algumas modificações no trânsito das ruas próximas aos cemitérios, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos nas redondezas. As interdições ocorrem das 7h às 18h, horário de funcionamento dos cemitérios.

Na área central, no entorno do Cemitério do Desterro, a Avenida Henrique Andrés estará interditada nos dois sentidos entre as Ruas Anchieta e Prof. Luiz Rosa, na entrada principal do Cemitério do Desterro.

O trecho da Henrique Andrés ao lado do estacionamento dos Vicentinos (ao lado do Velório Adamastor Fernandes) estará liberado apenas para quem desce em direção à Rua Campos Salles. Nesse local, serão ampliadas as vagas de estacionamento em 45 graus da Av. Henrique Andrés, sendo permitido utilizar os dois lados da via.

Quanto ao Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, no Jardim do Lago, a Avenida Dr. Nelson Villaça permanecerá interditada nos dias 1º, 2 e 3 nos dois sentidos, entre as Ruas Embu e Leme.

Horários de missas

Os dois cemitérios municipais contarão com missas sendo celebradas durante todo o Dia de Finados. Confira os horários:

• Cemitério Nossa Senhora do Desterro: 7h, 8h30, 10h e 16h.

• Cemitério Nossa Senhora do Montenegro: 7h, 10h e 16h.

Assessoria de Imprensa – FUMAS
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/29/feriado-de-finados-estimula-aumento-de-visitas-aos-cemiterios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original