Alimentação saudável das EMEBS é destaque em evento

Publicada em 31/10/2019 às 17:04

A alimentação dos 37 mil alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da Prefeitura de Jundiaí foi tema de encontro “Dia da Alimentação Saudável”, realizado nesta quinta-feria (31), no auditório Elis Regina, no Complexo Argos. A cidade, – que conta com hortas orgânicas certificadas produzindo legumes, verduras e plantas alimentícias não convencionais (PANC) servidas para as crianças na merenda -, se destaca na implementação de políticas públicas direcionadas para a qualificação da alimentação, levando em consideração orientações da FAO (Food and Agriculture Organization) para a sustentabilidade alimentar.

“Jundiaí é uma cidade que conta com a própria produção dos legumes, verduras e folhosas, além das PANC, que agregam nutrição e saúde ao prato das crianças. As PANC, aliás, são as plantas com indicação da FAO para a ampliação do consumo, pela biodisponibilidade e baixo consumo de água. A política pública implementada aqui é única e é usada como exemplo para outras cidades do mundo”, ressaltou a nutricionista, mestre em Nutrição e Pediatra pela Unifesp, Valéria Paschoal, palestrante do encontro.

Prefeito Luiz Fernando Machado participou do encontro que trata da importância da alimentação saudável para o desenvolvimento das crianças

O Prefeito Luiz Fernando Machado, que compareceu ao evento, lembrou a importância da alimentação como base para a aprendizagem das crianças. “Encampamos o projeto pioneiro, com a evolução na alimentação e oferta rica em nutrientes para favorecer a saúde das crianças nas escolas municipais.  O programa Escola Inovadora também direcionou atenção aos alimentos consumidos nas unidades de ensino. Os produtos processados deram lugar aos alimentos frescos”, ressaltou o prefeito. “Neste contexto, também é fundamental mencionar o papel de destaque das cozinheiras, que compartilham valores para as crianças levarem ao longo da vida”, lembrou da comemoração ao Dia da Cozinheira, celebrado no dia 30.

Marta Eloiza Machado Tavares é cozinheira há 7 anos e a introdução das PANC no preparo diário da merenda das crianças foi recebido com grande alegria pela servidora. “Cresci comendo essas plantas em saladas, como caruru e almeirão além do jatobá. Poder preparar para as crianças e acompanhar que estão gostando, é muio gratificante”, explicou.

O evento, que contou com a participação do presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, da gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vasti Ferrari Marques e diretores da unidade,  prossegue no período da tarde desta quinta-feira (31).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/31/alimentacao-saudavel-das-emebs-e-destaque-em-evento/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original