Secretaria Estadual analisa avanços em projeto de revitalização do Complexo Fepasa
Publicada em 31/10/2019 às 19:45Em reunião agendada pelo Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, nessa quarta-feira (30), o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, apresentou os avanços no plano de restauro do Complexo Fepasa, anunciado pela Prefeitura em setembro deste ano.
Atualmente, como parte dos recursos destinados pelo programa Avança Jundiaí, está em execução a construção do Plano Diretor de destinação de ocupação do complexo. Já para as obras a serem executadas, serão destinados mais R$ 4,5 milhões provenientes do Avança Jundiaí e Fundo de Interesse Difuso do Estado. O restauro conta ainda com projetos de incentivos fiscais aprovados nas esferas do Estado e União no valor total de R$ 32,5 milhões, além da inscrição para assinatura de termo de convênio com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania.
Além da execução do Plano Diretor, Peroni expôs a atuação da Prefeitura no Complexo. “O Complexo já é o local de ensaio para corpos artísticos, como a Cia. Jovem de Dança, a Cia. de Teatro e o Coral Municipal. São diversos os grupos teatrais que ensaiam e se apresentam por lá, e, desde agosto, é realizada a ‘Feira nos Trilhos’ com as barracas de alimentação. Assim trabalhamos para dar um novo significado ao espaço, para que ele se transforme em um grande polo, que alia cultura, diversão e produção de economia criativa, algo alinhado com a proposta desta Secretaria Estadual”.
Diante do exposto pela UGC, Sá Leitão indicou as diretrizes que entende necessárias para impulsionar a captação de recursos. “Precisamos de grandes parceiros, como os governos estadual e federal, além da iniciativa privada e de parceiros internacionais. Para isso, precisamos de ideias grandiosas, condizentes com o tamanho da importância do Complexo para o Estado e para o País. Inspirados em bons exemplos, podemos pensar num plano sustentável, que aproveite do uso de novas tecnologias. Assim que o planejamento estiver traçado, fico à disposição para uma nova agenda”.
Também participaram da reunião de alinhamento o superintendente em São Paulo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ronaldo Cunha Ruiz; o arquiteto da superintendência do IPHAN Anderson Félix de Sá; a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) da Secretaria, Valéria Rossi Domingos; e o assessor de gabinete de Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Ivan Santos.
Com área total de 111 mil metros quadrados, sendo 45 mil de área construída, o Complexo atualmente hospeda diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, como Cultura (UGC), Mobilidade e Transporte (UGMT), Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); além da Guarda Municipal, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) do Poupatempo e a Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec) Deputado Ary Fossen.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafos PMJ
-
28/12/2024
Cultura comemora a visitante simbólica de número 1 milhão do Museu
-
27/12/2024
Arquivo Histórico levará o nome da professora Maria Angela Borges Salvadori
-
27/12/2024
Parceria com a Dinamarca garante mais um intercâmbio para bailarinos da Cia. Jovem de Dança
-
27/12/2024
Museus em Jundiaí são atração no mês de dezembro
Baixe as fotos desta notícia na resolução original