Mutirão do MEI, que começa nesta quarta, amplia número de serviços
Publicada em 04/11/2019 às 15:11Se você é um trabalhador por conta própria e deseja se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou precisa regularizar a sua situação de MEI, a oportunidade chegou: entre quarta e quinta-feira (dias 6 e 7) o Mutirão do MEI será realizado no Complexo Fepasa.
Esta edição terá serviços ampliados, incluindo a participação da Receita Federal, INSS, DAE e OAB, entre outros. O evento é realizado pela Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a TV TEM (afiliada local da TV Globo), Sebrae, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí (SINCOMERCIO) e DAE.
Segundo o diretor do Departamento de Fomento ao Comércio e Serviços da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Júlio Cesar Durante, o principal objetivo da iniciativa é oferecer em um único local – o Poupatempo do Empreendedor – orientação, informação, a possibilidade de formalização como microempreendedor individual, regularização e encerramento das atividades.
O mutirão contará ainda com várias oficinas, com temas como terceirização, reforma trabalhista, trabalho intermitente, processos legais de contratação de empregados, educação fiscal e cidadania etc. “Este ano teremos um número maior de entidades e organizações participantes, que poderão auxiliar o cidadão em todas as áreas”, afirmou Júlio César.
Na opinião do prefeito Luiz Fernando Machado, o empreendedorismo é um caminho sem volta. Ele destaca que o Brasil tem hoje cerca de 38 milhões de pessoas vivendo na informalidade, e uma alternativa para reduzir estes números é oferecer a oportunidade para que estes trabalhadores possam se tornar microempreendedores individuais.
Serviços
Entre os serviços que estarão disponíveis, podem ser destacados pesquisa e emissão da Certidão de Uso do Solo, orientação da Vigilância Sanitária, serviços do Balcão do Empreendedor (registros, alterações e baixas), consultas e regularização fiscal com a Receita Federal e esclarecimento de dúvidas previdenciárias. Estarão presentes ao evento entidades como o Banco do Povo, Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (FUNSS), Departamento de Água e Esgoto do município (DAE), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Junta Comercial do Estado (Jucesp), INSS, Procon, OAB, Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), SINCOMERCIO e TVTEC, além de todas as Unidade de Gestão do município envolvidas no processo de registro e formalização dos Microempreendedores Individuais e a ACE (consulta ao Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC. Também será oferecida orientação fiscal e tributária pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças.
O Complexo Fepasa fica na Av. União dos Ferroviários, 1760. O evento tem entrada franca e estará aberto ao público das 9h às 18h.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
02/12/2024
Alimentos saudáveis e geração de renda: Jundiaí ganhará mais quatro hortas urbanas
-
02/12/2024
Referência Nacional: programa Jundiaí Empreendedora celebra 3 anos de sucesso
-
01/12/2024
Natal Solidário do Hopi Hari: troca de ingressos continuará na segunda-feira (02)
-
30/11/2024
Inovação: sede da DAE Jundiaí ganhará uma usina fotovoltaica
Baixe as fotos desta notícia na resolução original