Escola Inovadora premia professores e alunos

Publicada em 08/11/2019 às 23:32

Foram conhecidos na noite desta sexta-feira (8) os vencedores da segunda edição dos prêmios “Jundiaí, Cidade Inteligente: Eu faço!” e “Jundiaí, Educação Inovadora: Eu faço!”, pertencentes ao Programa Escola Inovadora, da Prefeitura de Jundiaí, para o incentivo ao desenvolvimento de projetos inovadores entre professores, alunos e a comunidade.

A cerimônia de premiação aconteceu no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva) e contou com as presenças do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, da gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, do vereador jundiaiense Gustavo Martinelli e da diretora executiva da Foccus (patrocinadora do Educação Inovadora), Estelita Paes.

Luiz Fernando, Vasti, Martinelli e outros convidados posam para foto

Luiz Fernando, Vasti, Martinelli e outros convidados posam para foto no Parque da Uva

“Estes projetos visam potencializar talentos das redes pública e privada de ensino e desafiar os alunos a participar dos destinos de nossa cidade. O poder de transformação de Jundiaí está em todos nós e é muito bom ver que todos aqui acreditam nisso”, disse o prefeito Luiz Fernando. “Esta é uma noite muito especial. Ser inovador é acreditar na criança potente e que inova”, emendou Vasti.

O Jundiaí Cidade Inteligente: Eu Faço! reuniu 153 trabalhos de alunos do Fundamental I e II e do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares do município. Destes, 71 foram pré-aprovados e os 10 melhores acabaram premiados nesta sexta-feira. Os temas abordados são de grande relevância para Jundiaí e pretendem contribuir para a melhoria da vida dos cidadãos, valorizando o professor e os alunos.

Cada equipe vencedora recebeu o prêmio de R$ 4,5 mil – para ser dividido igualmente entre seus integrantes e o orientador -, medalhas e certificados. Os orientadores foram contemplados também com uma placa de menção honrosa.

Já o Educação Inovadora valorizou as ideias de professores, diretores, assistentes administrativos e outros profissionais da educação da Rede Municipal. Os trabalhos foram compartilhados entre os inscritos para a troca de experiências entre todos. Com isso, buscou-se uma maior valorização dos profissionais que, diariamente, estão com os alunos, incentivando quem ensina e quem aprende a serem inovadores.

Pais e professores prestigiaram o evento no Parque da Uva

Muitos pais e professores prestigiaram o evento do Escola Inovadora

Premiados
Ao todo, 16 trabalhos do Educação Inovadora foram premiados e seus autores ganharam uma viagem aérea com acompanhante para algum destino do Brasil. Entre eles, está o “Muros Invisíveis: o olhar e a escuta das crianças num território educativo”, da EMEB Profa. Brígida Gatto Rodrigues.

Muito feliz, a professora da EMEB, Daniele Franco, subiu ao palco do Parque da Uva para receber seu prêmio e explicou que foi ótima a experiência de ver crianças com pouca idade em contato com a natureza. “Iniciativas como o Educação Inovadora são importantes não só para Jundiaí, mas para todo o Brasil, pois também valorizam o trabalho dos professores”, revelou.

Destacou-se na categoria Jovens Cientistas Jundiaienses do prêmio Cidade Inteligente o projeto “Tomando Ar”, coordenado pelo professor Fernando Rossi Torres, do Colégio Cristão Jundiaí e seus alunos Amanda Rabelo Anarelli, Feleepe Gabriel de Brito e Leonardo Vaz Ferreira. O grupo usou garrafas PET para coletar água da chuva e, depois que estas eram misturadas com cal, havia uma reação química e os alunos podiam medir a qualidade do ar.

“Nosso projeto nasceu de uma brincadeira que ficou séria depois. Tivemos vontade e curiosidade e resolvemos o problema. Tudo que aplicamos no trabalho vimos na sala de aula e já estamos pensando no que vamos inventar para a próxima edição do prêmio”, completou a estudante Amanda Rabelo Anarelli.

Noite foi de muita alegria com a entrega dos prêmios

Noite foi de muita alegria com a entrega dos prêmios

Os vencedores do prêmio Educação Inovadora

– Professor Inovador Educação Infantil I e II:
Daniele Franco – projeto “Muros Invisíveis: o olhar e a escuta das crianças num território educativo” (realizado na EMEB Profa. Brígida Gatto Rodrigues)
Liliane Ribeiro de Andrade Siqueira – projeto “Resgate das brincadeiras de meus pais: nossa escola – nosso quintal (realizado na EMEB Profa. Maria Gemma Gennari Carturan)

– Professor inovador Ensino Fundamental I:
Andreia dos Reis Caetano Simon – projeto “Rádio Escolar” (realizado na EMEB Luiz Biela de Souza)
Nilcilene Maria de Oliveira Pinheiro de Melo – projeto “Libras – Escola e Família” (realizado na EMEB Profa. Marina de Almeida Rinaldi Carvalho)

– Professor Inovador EJA, Fundamental II e Centro de Línguas:
Caroline Veloso da Silva – projeto “Ensino colaborativo e intercultural na aula de Português Língua Estrangeira” (realizado no Centro Municipal de Línguas Antônio Houaiss)
Djenane Vieira dos Santos Silva – projeto “Aos olhos de Bitita” (realizado no Cemeja – Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Dr. André Franco Montoro”

– Gestão Inspiradora (subcategoria Diretor Inspirador)
Cleane Aparecida dos Santos – projeto institucional da EMEB Wilma Nalin Favaro “Reencantar para Interagir – Ação Ocupa Praça”
Maria Margarete Trausula – projeto institucional da EMEB Clotilde Copelli de Miranda “É tempo de brincar”

– Gestão Inspiradora (subcategoria Coordenador Formador)
Giovana Aparecida Ferreira Felisbino – projeto de formação do CEMEJA – Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Dr. André Franco Montoro “Desconstruir para reconstruir: Uma nova forma de pensar”
Iara Turquetto e Silva – projeto de formação da EMEB Profa. Marina de Almeida Rinaldi Carvalho “Brinque e conte, conte e brinque, pense e brinque”

– Categoria Educador Colaborador (Agente de Desenvolvimento Infantil)
Ana Maria Moreira Joaquim, da EMEB Haydee Dumagin Mojola – com o relato pessoal “Eu conto, você conta, neste faz de conta a gente se encontra”
Tatiane Aparecida Serafim Paz Lemos (com seu relato pessoal) – EMEB Profa. Nilse Moraes Leite

– Subcategoria Educador Colaborador (Agente Operacional)
Geoval de Barros Azevedo – com o relato pessoal “Minha escola, minha história” – EMEB Prof. Carlos Foot Guimarães
Elaine de Fátima Silvério Silva (com o relato pessoal “Mais que uma função: uma missão”) – EMEB Fátima Aparecida Damásio dos Santos Pandolpho

– Subcategoria Educador Colaborador – Cozinheira
Cozinheira Letícia de Jesus Ribeiro (com seu relato pessoal) – EMEB Prof. Fábio Rodrigues Mendes
Ligia Luzia Aparecida da Silva Viana Xavier (com seu relato pessoal) – “Contação de História: Brincar de imaginar” – EMEB Maria Aparecida Silva Congilio

Os vencedores do prêmio Cidade Inteligente

– Categoria Jovens Cientistas Jundiaienses (Ensino Médio – estudantes do 1º, 2º e 3º ano regular e/ou técnico – até 18 anos)
Infiltra Fácil – Prof. Elias Oliveira Noronha – Colégio Domus Sapiens e seus alunos Maria Eduarda Rabassi, Samira Martines e Vinícius Faustino Savoia
Tomando Ar – Prof. Fernando Rossi Torres – Colégio Cristão Jundiaí e seus alunos Amanda Rabelo Anarelli, Feleepe Gabriel de Brito e Leonardo Vaz Ferreira

– Categoria Pequenos Cientistas Jundiaienses (Ensino Fundamental II – estudantes do 7º, 8º e 9º ano)
Parada Jundiaí Shopping Ecossustentável – Profa. Suely Pignatari Zani – Escolas Padre Anchieta e seus alunos Laís Rosa Câmara, Manuela Cristina da Silva Melo, Nathália Cristina Pandolfo de Campos e Thaís Storani Conceição
Parque de Diversões Sustentável – Profa. Denise Ortiz Casarin – Colégio Domus Sapiens e seus alunos Clara Lordani Martins, Diogo Fontes de Medeiros, Fabia Catalano Santana Chagas e Isabelli Stopa

– Categoria Cientistas Mirins Jundiaienses (Ensino Fundamental I – 4º, 5º – e do 6º ano do Fundamental II)
A implantação de um corredor de flores para atrair as abelhas – Profa. Josilene Godoy dos Santos – Escolas Padre Anchieta e seus alunos Amanda Barbosa da Rosa, Ana Julia Maia, Isabela Nascimbeni, Isabella Vasconcelos Fracascio Yamagata e Mariana Lopes Abade.
Lugar da paz – Centro Terapêutico contra Depressão e Ansiedade – Profa. Adriane Santos de Lima Baptista – EMEB Prof. Luiz Biela de Souza e seus alunos Iasmim Isadora Nascimento Reis, Igor Borgis Menezes, Mikaela Camilly Gonçalves de Carvalho e Murilo Araújo da Silva

– Categoria Cientistas Pré-Mirins Jundiaienses (Ensino Fundamental I – estudantes do 1º, 2º e 3º ano)
Nosso Bairro, nossa gente – Profa. Edilene de Fátima Bredariol Oliveira – EMEB Irmã Flórida Mestag e seus alunos Ana Beatriz Porfírio Demeis, David Beckham Dias Silva, Guilherme de Oliveira Santos Braz, Heloisa Alves dos Santos, Mirella Mendes e Myrella Cristine Muniz Camargo
Os Animais da Serra do Japi: Conhecer para Preservar – Profa. Aline Ramos – EMEB Aparecido Garcia e seus alunos Alisson dos Santos Rosa, Agatha Carolina Juliatti, Jabez Ribeiro de Lacerda, Samilly Crepuscoli Silva e Natasha Alesk Lopes da Silva

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/08/escola-inovadora-premia-professores-e-alunos/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original