Força Tarefa atua após chuva intensa atingir a cidade
Publicada em 15/11/2019 às 11:19A Defesa Civil de Jundiaí, juntamente com uma Força Tarefa que envolve as Unidades de Gestão da Prefeitura e os serviços públicos, monitora o município desde a noite de quinta-feira (14), quando uma chuva intensa e generalizada acompanhada de ventos atingiu a cidade. Nas últimas 12 horas, o Jardim Santa Gertrudes registrou 28,8 milímetros de chuva, seguindo pelo bairro Fazenda Grande (24,2 mm), Jardim Florestal (23 mm) e bairro da Roseira (8,8 mm).
Foram registradas cerca de 20 ocorrências envolvendo queda de árvores em bairros como Vila Argos, Jardim das Hortências, Jardim Ivoturucaia, Vila Argos, Chácara Urbana. Houve interrupção de energia elétrica em parte da cidade, ocasionando desligamento de semáforos. Ninguém ficou ferido. A Defesa Civil também atendeu uma família, no Jardim Sorocabana, que teve a casa alagada, devido ao retorno de água de esgoto. Mãe e filhos foram para a residência de parentes, no mesmo bairro, e providências como a desinfecção do local e avaliação das causas já estão sendo tomadas.
Desde a noite de quinta-feira e na manhã desta sexta-feira (15), equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) trabalham na retirada das árvores e limpeza das vias. As equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) igualmente atuam para o reestabelecimento dos semáforos.
Neste mês, entre os dias 1 e o período da manhã desta quinta-feira, Jundiaí acumula 60 milímetros de chuva. A média histórica desde 2012 para o mês de novembro é de 265 milímetros.
Orientação
A previsão é que as chuvas continuam atingindo o município, nesta sexta-feira (15), devido as correntes de umidade que chegam ao Estado de São Paulo.
“Orientamos que a população fique atenta e caso ocorra algum problema entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones 4586-0666 ou 199. Quando ocorrem chuvas como a desta quinta-feira, é importante também que as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas elétricas. Quem estiver no trânsito, deve procurar abrigo em locais seguros. O munícipe pode se cadastrar para receber alertas, mandando o CEP via SMS para o número 40199. O serviço é gratuito”, explica o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel João Osório Gimenez.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos da PMJ
-
21/01/2025
Confira como chegar e como estacionar na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
15/01/2025
Reunião no Palácio dos Bandeirantes discute investimentos e melhorias para a Defesa Civil de Jundiaí
-
11/01/2025
Prefeitura apresenta novas diretrizes para transportadores escolares
-
11/01/2025
Teste de adequação viária visa desafogar o trânsito no viaduto Sperandio Pelliciari
Baixe as fotos desta notícia na resolução original