Microbiologistas da Unicamp conhecem a Serra do Japi

Publicada em 28/11/2019 às 16:15

Pesquisadores, funcionários e alunos do Instituto de Biologia da Universidade de Campinas (Unicamp) visitaram nesta quarta-feira (27) a Reserva Biológica da Serra do Japi. Eles atuam no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), ligado ao instituto, e ficam sediados em Paulínia.

Vinte e oito pessoas marcaram presença nesta visita técnica à Serra do Japi. Elas – que trabalham com Microbiologia e pesquisa de novos produtos para inovações farmacêuticas e alimentares – também acompanharam de perto o patrulhamento e o monitoramento feito na Reserva Biológica da serra.

Professores, alunos e pesquisadores fizeram visita técnica à Serra do Japi no dia 27

Professores, alunos e pesquisadores fizeram visita técnica à Serra do Japi nesta quarta (27)

“A presença destes professores, cientistas e alunos na Serra do Japi abre novos campos de pesquisa voltados à preservação, ao uso sustentável dos nossos recursos naturais e à educação ambiental para quem não conhece a serra e sua riqueza de fauna e flora”, destacou a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes. “Visitas técnicas como essa são feitas em uma área pequena, pois temos todo o cuidado em evitar qualquer dano ou perturbação ao meio ambiente”, completou.

Suporte
O trabalho de fiscalização feito na Serra do Japi conta com o suporte do quadriciclo “tipo aranha”, entregue em agosto pelo prefeito Luiz Fernando Machado. O veículo é ideal para a fiscalização da região e foi adquirido com recursos do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental (FMCQA).

Com o quadriciclo, os GMs ganharam melhores condições de percorrer trechos com grandes obstáculos ou cujos acessos oferecem maior dificuldade.

Quadriciclo foi adquirido com recursos do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental (FMCQA)

Quadriciclo foi adquirido com recursos do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental (FMCQA)

Recentemente, a Reserva Ecológica da Serra do Japi ganhou uma área apropriada para este veículo articulado ser guardado, com cobertura. A melhoria foi feita com apoio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/28/microbiologistas-da-unicamp-conhecem-a-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original