Jundiaí 364 anos: exposição na Pinacoteca traz um convite para um novo olhar

Publicada em 07/12/2019 às 10:26

O piso tátil desde a entrada do prédio, os relevos nos quadros e as explicações em Braille guiam os visitantes pela exposição “Olhos da Alma”, do artista Adelio Sarro, inaugurada na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes na noite dessa sexta-feira (06). A mostra, sob a curadoria de Sandra Setti, faz parte da programação especial do aniversário de 364 anos de Jundiaí e segue para visitação até o dia 10 de fevereiro.

Com duas estátuas e 15 telas, a maioria delas com relevos e asperezas, a mostra, que já foi exposta na Eslováquia, Polônia e Alemanha, pode ser percorrida por quem não enxerga (ou por quem quiser vendar os olhos) através do tato, com as descrições do conteúdo e dos campos de cor em Braille nos quadros laterais.

Homem deficiente visual tateia quadro na parede, segurando bengala, e com uma mulher do lado

Ariosto Conceição é deficiente visual e conferiu a exposição acompanhado da esposa Maria de Fátima

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, a exposição traz um olhar especial. “Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado na última terça-feira (03), esta exposição é dedicada a essas pessoas, como parte de nossa intenção de que, em efeito, todas as exposições, espetáculos e eventos também sejam elas. Por isso também propomos a quem não é deficiente visual que use uma das vendas disponíveis nesta sala, para esta nova experiência sensorial e para a descoberta de uma nova forma de ver as coisas”.

Junto com a mostra, a Pinacoteca ganhou também uma placa em sua entrada para deficientes visuais, com as informações sobre o prédio e horário de funcionamento, e a escultura “Perfil do Olhar”, também de Adelio, que fica nos jardins durante o período de exposição.

Ariosto Conceição é deficiente visual e conferiu a mostra acompanhado da esposa Maria de Fátima. “A Prefeitura está de parabéns. Uma exposição como esta nos alegra, pois nos dá a oportunidade de tocar a exposição e senti-la. Isso acrescenta e muito na minha experiência como visitante”, comemora o morador da Colônia.

A fim de proporcionar um novo tipo de experiência, Mônica Thomé, que mora no Bonfiglioli, trouxe o filho Gabriel e vendou seus olhos durante o percurso dos quadros. “Pelo tato consegui não só imaginar os formatos dos desenhos, mas adivinhar as suas cores”, compartilha o jovem de 12 anos.

Mulher cobre os olhos de menino, que passa a mão em quadro

De olhos vendados, Gabriel teve uma experiência diferente

Para a abertura da exposição, o Coral Pio X, sob a regência de Karen Comandulli, apresentou peças sacras e coros de óperas, em latim, inglês e espanhol.

Mais Pinacoteca
Além da exposição “Olhos da Alma” e do acervo permanente, a Pinacoteca hospeda até o dia 05 de janeiro as exposições “A Simplicidade das Coisas”, de Antônio Thyrso, e “Etnia Tropical”, de VULGOXIS. Com visitações gratuitas, a Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O espaço fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Músicos cantando, com pessoas assistindo

Coral Pio X se apresentou na abertura da exposição

Mais aniversário de Jundiaí
A programação cultural de aniversário segue com as apresentações de corais na Janela do Solar do Barão até a sexta-feira (13). Estão também previstas a abertura da tradicional exposição de presépios no Solar do Barão na terça (10), às 19h30; a reunião final do Comitê das Crianças com o prefeito Luiz Fernando Machado no Paço, na quarta (11), às 19h; o aniversário de um ano do FabLab no Complexo Argos, na sexta (13), às 15h; apresentações dos corpos artísticos no Teatro Polytheama, na sexta (13) e sábado (14), às 20h; e as projeções de experiências luminosas do espetáculo “Submersos” na catedral Nossa Senhora do Desterro, entre os dias 16 e 20, com sessões às 20h, 20h30 e 21h.

A programação completa do aniversário da cidade pode ser conferida no site.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/07/jundiai-364-anos-exposicao-na-pinacoteca-traz-um-convite-para-um-novo-olhar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original