Celebrando a ferrovia, final dos Jogos Regionais do Idoso é aberta em Jundiaí

Publicada em 09/12/2019 às 14:18

Foi aberta na noite deste domingo (8) a etapa final da 23ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), que será realizada pela primeira vez em Jundiaí até 12 de dezembro. A cerimônia de abertura, no Bolão, contou com a presença do governador de São Paulo, João Doria, e do prefeito Luiz Fernando Machado. A organização foi da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí.

Os JORI 2019 homenageiam a ferrovia, que foi tão significativa para a construção da cidade e seu desenvolvimento. A abertura contou com vídeos emocionantes sobre a ferrovia e sua relação com a história de Jundiaí, além de homenagens a personalidades que colaboraram com o esporte e o patrimônio ferroviário.

A dança teve destaque especial na cerimônia, inclusive com apresentações dos atletas do PEAMA Wesley e Ariel, muito aplaudidos em uma elaborada apresentação em cadeiras de rodas. O prefeito Luiz Fernando Machado entregou uma homenagem especial ao sr. Lima, que uniu ambas paixões: atuou por 30 anos na ferrovia e dedicou 26 anos ao esporte em Jundiaí.

“Loira”, mãe dos jogadores de basquete Marcel e Maury, aos 87 anos é atleta do vôlei adaptado do TIME Jundiaí

Incumbidos de carregar a tocha olímpica, duas verdadeiras lendas do esporte local fizeram a plateia aplaudir de pé: Israel Bernardi, de 72 anos, veterano do ciclismo, e Circe “Loira” de Souza, mãe dos jogadores de basquete Marcel e Maury e hoje, aos 87 anos, atleta do vôlei adaptado do TIME Jundiaí.

O evento no Bolão marca o encerramento de um ciclo de competições realizadas ao longo do ano e que são destinadas a pessoas acima de 60 anos, com chancela da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Ao todo, devem ser recebidas cerca de quatro mil pessoas, entre atletas, familiares e comissões técnicas das mais de 200 cidades participantes.

Evento no Bolão marca encerramento de um ciclo de competições realizadas ao longo do ano e que são destinadas a pessoas acima de 60 anos

Buscarão medalhas os atletas das categorias masculino, feminino e misto e nas subcategorias por idade, em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Trientini, o JORI demonstra a importância da prática esportiva ao longo da vida, sendo um meio para promoção da saúde. “As pessoas hoje vivem mais e melhor. Além do caráter de competição, os jogos celebram a qualidade de vida e a convivência proporcionada pelos treinos e competições são fundamentais para a boa saúde da população”, afirmou. “Para nós, de Jundiaí, receber uma competição desse porte representa um desafio e uma satisfação muito grandes”. A programação completa pode ser consultada aqui: https://jundiai.sp.gov.br/jori/

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/09/celebrando-a-ferrovia-final-dos-jogos-regionais-do-idoso-e-aberta-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original