Músicos da Orquestra Municipal levam alegria em concerto natalino no Grendacc
Publicada em 11/12/2019 às 18:31Os músicos da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) promoveram um início de tarde diferente aos pacientes, funcionários e voluntários do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), nesta quarta-feira (11). Ao som de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, os clássicos natalinos invadiram os corredores do hospital, levando alegria e esperança por meio da música.
Assim como a Cia. de Teatro e a Cia. Jovem de Dança, a Orquestra é um corpo artístico ligado ao Teatro Polytheama, que, juntamente com o Coral Municipal, são mantidos pela Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).
Segundo o gestor da UGC, Marcelo Peroni, ao longo do ano, as apresentações descentralizadas e integração com os demais corpos marcaram a temporada da Orquestra. “A OMJ é responsável por exercício muito importante de criação de público para a música clássica no Município. Além de percorrer, por meio de seu Quarteto e Quinteto, diversas escolas da rede municipal de ensino, só nesta temporada realizou diversos espetáculos com os outros três corpos artísticos, a exemplo do ‘Clássicos em Movimento’, que será apresentado nesta sexta-feira (13) e sábado (14), às 20h, em homenagem aos 108 anos do Teatro Polytheama“.
Antes do espetáculo, a maestrina Claudia Feres, regente e diretora artística da OMJ, apresentou os músicos e instrumentos, além do repertório preparado para a ocasião especial. Segundo Claudia, a apresentação é resultado da adesão dos músicos da Orquestra ao convite do chefe de contrabaixos Thiago Hessel. “Ficamos todos muito surpresos e animados com a iniciativa e pensamos em músicas que pudessem ser reconhecidas por todos, sem atrapalhar o ritmo da instituição. Eu acredito no poder de cura da música e estas apresentações da Orquestra fora do Teatro não só nos ajuda a conhecer novas realidades, como também novas potencialidades”.
Para a diretora-presidente do Grendacc, Verci Bútalo, o concerto foi uma grata surpresa. “Quando a maestrina entrou em contato conosco, todos os funcionários, pacientes e voluntários ficaram muito contentes, ainda mais por ser período de Natal”, comemora.
O contrabaixo foi o instrumento que capturou o olhar de Enzo Gabriel, de quatro anos, que passa por internação no hospital para o tratamento de leucemia. Segundo a mãe do pequeno, Rosana Nunes, “iniciativas como esta são maravilhosas, pois trazem novos ares ao tratamento. Fiquei encantada e emocionada, com o coração cheio de alegria”.
Mais Orquestra
Como parte da programação do aniversário de 364 anos de Jundiaí, o Polytheama recebe sexta-feira (13) e uma reapresentação no sábado (14), às 20h, o espetáculo “Clássicos em Movimento”. Num diálogo entre diversas linguagens artísticas, como as artes visuais, movimento e música, os bailarinos e atores dão vida a pinturas famosas da história da arte e os músicos e cantores aos clássicos natalinos e da escola barroca. A distribuição dos ingressos gratuitos na bilheteria começa na quinta-feira (12). Cada pessoa na fila pode retirar até dois ingressos. O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.
A programação completa do Jundiaí 364 anos pode ser conferida no site.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Confira a reportagem da TVTEC:
https://www.youtube.com/watch?v=r71770sOTbk
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original