Jundiaí é premiada por trabalhos em Atenção Psicossocial

Publicada em 16/12/2019 às 13:37

A Prefeitura de Jundiaí participou do 2º Encontro de Desinstitucionalização e Fortalecimento das Redes de Atenção Psicossocial, realizado em São Paulo pela Secretaria de Estado da Saúde, e trouxe para o Município uma primeira colocação, além de apresentações de trabalhos desenvolvidos na Rede de Assistência Psicossocial (RAPS) do município. O evento contou com a participação de trabalhos de todas as regiões do Estado além de estudiosos sobre o tema.

De acordo com o Coordenador de Saúde Mental da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Alexandre Moreno Sandri, o resultado destaca o trabalho desenvolvido  por Jundiaí. “Contamos com uma rede fortalecida em Jundiaí, que tem equipamentos específicos para o atendimento infanto-juvenil, adulto, álcool e drogas, Consultório na Rua, ações na atenção básica, além das residências terapêuticas. São centenas de pessoas atendidas mensalmente que encontram nos profissionais o acolhimento e o cuidado necessários para o acompanhamento das suas demandas”, explica.

Durante o evento, foram apresentados 13 trabalhos desenvolvidos na Rede de Atenção Psicossocial de Jundiaí, sendo quatro deles premiados.  A primeira colocação foi para “Comissão Flores de Lótus: rede de cuidados intersetoriais a gestantes usuárias de álcool e/ou outras drogas”. A Comissão Flores de Lótus existe desde 2013, tem como objetivo ofertar cuidado a gestantes em uso de álcool e/ou drogas, além de auxílio na elaboração de Políticas Públicas e Garantia de Direitos à essa população.

Ainda receberam menções honrosas, os trabalhos: “O Matriciamento em Saúde Mental como Ferramenta Estratégica para o Processo de Implementação da Rede de Atenção Psicossocial no Município de Jundiaí”, “Do Papel ao Laço – Relato da Experiência da Oficina de Quilling no CAPS II de Jundiaí”, “Deficiência Psicossocial e a inclusão de pessoas com transtornos mentais no mercado de trabalho formal: relato de experiência em rede intersetorial do Município de Jundiaí”.

Equipe de Saúde Mental participou de atividade na Capital e voltou com premiação por trabalhos desenvolvidos

Além de apresentações de trabalhos, o evento contou com a participação de especialistas no assunto, como o médico sanitarista Gastão Wagner de Souza Campos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/16/jundiai-e-premiada-por-trabalhos-em-atencao-psicossocial/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original