Prefeitura reforça campanha voltada ao atendimento à população de rua
Publicada em 26/12/2019 às 14:39A campanha “Não dê esmolas. Ajude de verdade” ganhou reforço de divulgação nesta semana, com a afixação de placas de divulgação em diversos pontos da cidade, como o Centro da Cidade e vias de fluxo intenso, como a avenida Nove de Julho. A ação da Prefeitura, por meio das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), visa à construção de um plano conjunto para o processo de emancipação do usuário e saída da rua, buscando o seu protagonismo e a atuação nas diversas causas do fenômeno.
Até o momento foram instaladas cerca de dez placas ou banners. No total, serão cerca de 30 placas instaladas nesta primeira fase, sem ônus ao Município, custeadas pela Associação Comercial e Empresarial (ACE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio).
A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, explica que a ação se trata de um reforço da campanha permanente. “Diferente de outras Prefeituras, que infelizmente tratam dessa questão de maneira mais preconceituosa e menos acolhedora, Jundiaí possui uma rede estruturada de atendimento à pessoa com este tipo de situação de vulnerabilidade social, trabalhando as diversas possibilidades para a sua emancipação e saída das ruas. Este é um trabalho permanente, que já reforçamos, em abril deste ano, por meio das mídias, e agora, por meio da instalação das placas, damos as indicações de procedimentos à população.
A diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Ariane Goim Rios, reforça os objetivos da ação. “Por meio desta campanha, de forma alguma a Prefeitura afirma que o problema da situação de rua tem como causa exclusiva a doação de esmolas. A campanha é uma ação afirmativa para a garantia de acesso aos serviços. Ela visa à criação de vínculo com o atendido e ao trabalho sobre as diversas causas que levam os indivíduos às ruas. A esmola oferece uma aparente e imediata solução, mas dificulta o acesso ao atendimento sistemático e contínuo que a rede socioassistencial tem condições de oferecer.”
Atendimento
A orientação da Prefeitura é que, toda vez que for identificada pessoa em situação de rua, o indivíduo seja orientado a procurar o Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro), que é a porta de entrada da rede de serviços. Havendo dificuldade no estabelecimento de diálogo, a sugestão é o acionamento da Abordagem Social pelo telefone (11) 98531-0146. Já casos com agravamento de saúde, a indicação é o contato com o SAMU pelo telefone 192. No atendimento, os técnicos do serviço elaboram um Plano Individual de Atendimento (PIA), que traça estratégias, ouve os anseios e propõe acompanhamento amplo, intersetorial e contínuo.
Para o abrigamento, a Prefeitura compra ainda mais de 100 vagas, oferecidas por Organizações da Sociedade Civil (OSC) nas modalidades casa de passagem, abrigamento institucional e república. Também são oferecidas oficinas de artesanato e as Feiras Pop, realizadas mensalmente no Paço Municipal, para a venda de produtos produzidos pelos atendidos e geração de renda.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
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