GMJ orienta sobre como proteger a casa durante as viagens 

Publicada em 28/12/2019 às 11:55

O ideal é prevenir certas situações que podem comprometer a segurança, principalmente de um patrimônio quando se viaja. Neste sentido, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) lista algumas dicas úteis para proteger as residências enquanto a família estiver fora da residência. A prevenção é a melhor ação a ser tomada.

Segundo a instituição, a primeira coisa que os assaltantes observam é se há lâmpadas acesas no período da manhã e à tarde, uma vez que é costume acioná-las para simular a presença de moradores à noite. Outra ação que deve ser evitada é a exposição nas redes sociais com postagens sobre a viagem.

O auxílio dos vizinhos é uma atitude positiva, já que podem vistoriar o imóvel próximo e acionar as forças de segurança na identificação de atitudes suspeitas, contribuindo para evitar furtos e roubos.

Além disso:

  • Solicitar a um vizinho, amigos ou pessoa de confiança para que no decorrer do dia entre na residência e apague as luzes;
  • Contratar um sistema de monitoramento: isso vale não apenas para as viagens, mas para todos os momentos. Os sistemas de alarme usam o melhor da tecnologia disponível, com equipes bem treinadas para garantir que a propriedade – mas principalmente a família – estejam sendo observados e protegidos no caso de um acidente ou de um assalto;
  • Manter cadeados, jornais e cartas fora do alcance de visão: que darão a impressão de que a residência está trancada e que provavelmente não tem ninguém dentro de casa;
  • Cessar a entrega de jornais ajuda a prevenir furtos;
  • Manter o interfone e campainhas ligadas também pode expor a residência, já que os assaltantes testam os mecanismos para saber se há algum retorno. Dica: manter desligar esse tipo de equipamento no período em que se estiver fora da residência;
  • Trancar bem as portas e as janelas – cuidado considerado essencial. Onde for possível, trancas ou correntes. Aconselhável não apenas com as janelas e portas externas, mas com as internas também. Assim, mesmo que alguém consiga invadir o imóvel, terá dificuldade de acessar todos os cômodos.
  • Fechar as cortinas: em casa ou apartamento, bloqueia a visão de olhares indesejados na residência.

Sistemas de alarme usam o melhor em tecnologia, com equipes capacitadas para garantir a segurança da propriedade

Ainda é importante destacar a necessidade de informação sobre qualquer sinal de atitude suspeita ou ato delituoso para os órgãos de segurança no município. A Guarda Municipal de Jundiaí atende em tempo real no telefone 153 – Disque Emergência: a ligação é gratuita. Ou 4492-9060 – Centro de Operações Táticas (COT). A viatura mais próxima ao local dos fatos estará se deslocando para o atendimento imediato e as providências necessárias.

O contato também pode ser feito por meio do cadastro no Aplicativo Jundiaí – disponível para aparelhos smartphone e IOS – onde se encontra o acesso para Segurança e Proteção do Cidadão – Emergência Guarda Municipal.

 

Assessoria de Imprensa GMJ

Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/28/gmj-orienta-sobre-como-proteger-a-casa-durante-as-viagens/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original