Jundiaí valoriza conceito de floresta urbana perto do Paço Municipal

Publicada em 03/01/2020 às 10:58

A Prefeitura de Jundiaí vem valorizando o conceito de “floresta urbana”, que permite uma maior interação do cidadão com a cidade e seu meio ambiente. A ideia representa um referencial urbanístico com importante caráter social, político, econômico e arquitetônico e está presente na Av. da Liberdade, que dá acesso ao Paço Municipal Nova Jundiaí.

Além de desempenhar condições e propriedades de uma estrutura arquitetônica vegetal, a floresta urbana possui importantes atributos históricos, artísticos e paisagísticos. No entanto, enfrenta muitas vezes difíceis condições de sobrevivência, embora haja reconhecimento de que a massa vegetal serve diariamente às pessoas que buscam um contato com a natureza, ao realizarem suas atividades urbanas.

Floresta urbana está presente na Av. da Liberdade, que dá acesso ao Paço Municipal Nova Jundiaí

Conceito de floresta urbana está presente na Av. da Liberdade, que dá acesso ao Paço Municipal Nova Jundiaí

Considerando a urbanização como um processo organizado, que obedece a modelos de interação entre o homem e o seu meio, os problemas ocorrem no âmbito da gestão integrada num conjunto de ações. Combinando a dinâmica da ocupação e o jogo dos limites intraurbanos, no qual o espaço está caracterizado, se traduz esta proposta de racionalidade estrutural para a classificação de floresta urbana.

A estruturação e a expansão urbana de uma cidade estão diretamente ligadas à produção e a evolução do espaço florestal. A floresta das proximidades do Paço Municipal contempla espaço com árvore, espaço verde com paisagismo, postes metálicos de iluminação pública e passeio público pavimentado para caminhadas.

A floresta urbana existente na Av. da Liberdade, em suas adjacências, conta com povoamentos florestais do Jardim Botânico da cidade, além do próprio Paço e do bolsão de estacionamento usado pelos servidores que trabalham no prédio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/01/03/jundiai-valoriza-conceito-de-floresta-urbana-perto-do-paco-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original