Febre amarela: Crianças menores de 5 anos devem tomar vacina de reforço
Publicada em 16/01/2020 às 18:40Nos anos de 2017 e 2018, Jundiaí enfrentou a circulação intensa do vírus de febre amarela silvestre, com a ocorrência de intensa epizootia (morte de macacos) e registros de apenas dois casos positivos da doença em humanos. A contenção da doença foi possível a partir da vacinação massiva realizada na cidade, com os bloqueios nas áreas verdes e ampla oferta da dose à população.
Com o alerta emitido pelo Ministério da Saúde para as regiões Sul e Sudeste, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), reforça para pessoas que, por ventura, ainda não tenham se imunizado, para buscar pela vacina, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família.
“A imunização foi grande e alcançamos marca superior a 100% da população, estimada em 414 mil habitantes. No entanto, com a mobilidade e o crescimento populacional, aqueles que não receberam nenhuma dose da vacina estão vulneráveis. Basta procurar a sua unidade de saúde e referência para se imunizar”, comenta a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.
A partir de 2019, o Ministério da Saúde indica uma dose de reforço para as crianças que foram vacinadas antes dos 5 anos. O mesmo vale para quem tem mais que 5 anos e tenha sido vacinado antes desta idade.
As doses estão disponíveis em toda a rede de Atenção Básica, composta por 35 unidades, de acordo com calendário de cada serviço. Para saber qual o dia que a dose estará disponível, basta consultar o site da Prefeitura, ou ligar para a sua unidade de referência.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/01/2025
Consultório Avançado de Saúde facilita acesso à saúde para moradores da zona rural de Jundiaí
-
18/01/2025
Você sabe onde procurar atendimento médico em Jundiaí caso você tenha algum problema de saúde?
-
16/01/2025
Prefeitura reforça a importância da vacinação contra a febre amarela e orienta sobre procedimentos ao encontrar macacos mortos
-
28/12/2024
Hospital São Vicente tem 100% dos quartos das enfermarias reformados pelo projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”
Baixe as fotos desta notícia na resolução original