Banco de Leite oferece incentivo e consultoria gratuita em amamentação

Publicada em 23/01/2020 às 16:19

Todos os anos, uma média de 560 bebês internados no Hospital Universitário (HU) e em outros hospitais da cidade dependem da doação de leite humano para se recuperarem e finalmente irem para casa com suas mães. O responsável pela coleta e distribuição em Jundiaí é o Banco de Leite Humano, que depende de doações de mulheres que estão amamentando.

Mão de mulher segura um frasco de leite com gaveta de freezer aberta com mais frascos

Banco de Leite da orientação e faz o recolhimento dos frascos em casa

O Banco é um centro especializado no incentivo e no apoio ao aleitamento materno. “Oferecemos um serviço que coleta, processa e distribui leite humano, além de prestar apoio às mulheres que estão se preparando para a amamentação ou quando apresentam alguma dificuldade ao amamentar”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano de Jundiaí, Marcela Biontti.

A mãe que deseja doar o leite excedente precisa estar saudável e não ser fumante. Com essas condições, basta entrar em contato com o Banco de Leite, que irá passar todas as primeiras orientações e, com horário marcado, a equipe vai à residência para ensinar todos os passos para a doação.

Foi o que aconteceu com Pâmela Santana, 33 anos, que é mãe de três filhos e sempre achou que não tinha tempo para realizar a doação. Com o nascimento de Felipe, de 10 meses, decidiu se tornar uma doadora.

Mulher em pé segura dois frascos fechados de leite.

Pâmela é doadora do Banco de Leite há 10 meses

“A equipe me explicou desde a higienização até a ordenha, trouxe os frascos e, desde então, eu me programei para todos os dias tirar um pouquinho de leite. Tinha certeza, depois das orientações, que nunca iria faltar para o meu bebê”, comenta a mãe que ainda garantiu que ser uma doadora é uma conquista pessoal e que está se sentindo realizada em poder ajudar outras mães.

Consultoria em amamentação
A mulher que está com dúvidas, alguma dificuldade, dor ou problemas na hora de amamentar pode procurar o Banco de Leite Humano. A equipe presta orientações e ensina técnicas para favorecer a amamentação, além de fazer o acompanhamento.

Para isso, é necessário que a mãe entre em contato com o Banco de Leite e relate as dificuldades apresentadas. Caso não dê para serem resolvidas via telefone, é marcado um horário para a equipe ir até a residência e avaliar quais as necessidades.

Mulher sentada amamenta filho

Para ser doadora a mãe deve estar saudável e ter leite em excesso

“Esse acompanhamento é importante para mulher, que terá uma amamentação mais saudável e para o Banco de Leite, pois essa mãe pode se tornar uma doadora após vencer essas dificuldades”, conclui Marcela Biontti.

O Banco de Leite Humano de Jundiaí atende pelo telefone 0800 17 8155 (ligação gratuita).

Assessoria de Imprensa 
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/01/23/banco-de-leite-oferece-incentivo-e-consultoria-gratuita-em-amamentacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original