Reunião é realizada com Serviços de Urgência e Emergência
Publicada em 31/01/2020 às 17:12No período da manhã de sexta-feira (31), técnicos e gerentes dos equipamentos de saúde de atendimento de Urgência e Emergência, públicos e privados, se reuniram com a equipe de Vigilância Epidemiológica (VE), da Prefeitura de Jundiaí, para alinhar as condutas necessárias no cuidado a possíveis casos suspeitos do coronavírus (n-CoV2019). Jundiaí ainda não registra casos suspeitos para a doença, que desencadeou estado de emergência global, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Jundiaí trabalha de forma preventiva, organizando os serviços e fornecendo informações para que todos os servidores de Saúde estejam atualizados com relação à doença e seus protocolos. “Tivemos sucesso contra a febre amarela entre os anos de 2017 e 2018. Por isso foi realizada a reunião com os serviços de Urgência e Emergência, que são os Prontos Atendimentos (PAs), Prontos-Socorros (PSs) dos Hospitais e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste, juntamente com os profissionais dos serviços particulares, para que todos estejam alinhados sobre o tema”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raíza, no encontro, foram passadas orientações sobre o atendimento aos pacientes suspeitos, para que seja feito de forma segura e rápida. “Os casos suspeitos devem procurar os equipamentos de Urgência e Emergência, tanto da rede pública como privada, e imediatamente relatar ao atendimento. Segundo orientação da OMS, somente os casos graves exigem a internação”, destaca.
Cuidados
Ainda não há vacina contra o vírus, que tem a transmissão baseada em contaminação por contato com secreções e aspiração de gotículas. Assim como todas as outras doenças transmissíveis, existem cuidados que cada pessoa deve tomar para se proteger, como lavar as mãos frequentemente, utilizar álcool gel para desinfecção das mãos e de objetos, ao espirrar é necessário usar lenço de papel e descartá-lo corretamente, além de evitar locais fechados e aglomerações.
Os sintomas são: febre e dificuldades respiratórias em pessoas que viajaram para a China nos últimos 14 dias ou com contato com casos suspeitos para 2019-nCoV ou, pessoas que não tenham viajado mas apresentem febre, sinais respiratórios e contato com caso confirmado da doença.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
13/01/2025
Jundiaí recebe oito ambulâncias para renovar a frota de saúde
-
12/01/2025
Janeiro Roxo: Saúde realiza ação de enfrentamento à hanseníase
-
12/01/2025
PAIT tem novas turmas neste mês
-
11/01/2025
Ação para avaliação de risco de dengue continua na próxima semana
Baixe as fotos desta notícia na resolução original