Arboviroses: Prefeitura realiza novo levantamento em toda a cidade

Publicada em 03/02/2020 às 20:39

Duas vezes por ano, a Prefeitura de Jundiaí realiza o levantamento do Índice de Breteau, que identifica a densidade larvária do mosquito Aedes aegypti, registrado nas residências da cidade. A partir do número a cidade é mapeada e as áreas de maior risco são identificadas e as ações de prevenção e controle são intensificadas conforme os resultados.

O levantamento do período de chuvas foi iniciado nesta segunda-feira (3) e tem prazo de 15 dias – podendo ser ampliado a partir da interferência do clima -, e  é realizado com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, que, juntos com os técnicos da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), percorrerão 4,8 mil residências.

“O trabalho dos técnicos é identificar nos quintais das residências a situação, os riscos e, no caso de encontrar possíveis criadouros com água, fazer a coleta das amostras das larvas para a análise. É sabido que 80% dos criadouros dos mosquitos transmissores de dengue, chikungunya, zika e febre amarela são localizados nas residências. Durante o trabalho, que é feito pelos técnicos da UVZ e pelas Agentes Comunitárias de Saúde, as orientações sobre os cuidados com o ambiente são repassadas, no sentido de conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de cada um para com a sociedade”, explica a biomédica da UVZ, Ana Lúcia Castro.

Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos da Unidade de Vigilância de Zoonoses farão vistorias em 4,8 mil residências em busca de larvas de mosquito ou possíveis criadouros com ou sem água

No levantamento do ano passado, no mesmo período, o Índice de Breteau foi aferido em 2,3. Naquele ano foram registrados 2.883 casos confirmados de dengue (sendo 2.677 – autóctones, 198 – importados, 8 – indeterminados).  “É importante que as pessoas tenham a consciência de que o Aedes aegypti não transmite apenas a dengue, mas também  zika, chikungunya e febre amarela. Por isso é fundamental que as pessoas façam a vistoria nos quintais, eliminem qualquer objeto que possa acumular água e servir de criadouro para os mosquitos”, alerta.

A Prefeitura de Jundiaí publica, desde o ano passado, o Boletim Epidemiológico, atualizado semanalmente para que a população possa acompanhar a situação da cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/03/arboviroses-prefeitura-realiza-novo-levantamento-em-toda-a-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original