Volta às aulas: Escolas municipais finalizam obras para início do ano letivo

Publicada em 03/02/2020 às 15:09

Os prédios das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) da Prefeitura de Jundiaí recebem 37 mil estudantes ao longo do ano. Aproveitando o período de férias, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizou, entre os meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020, centenas de ações de manutenção nos espaços. As aulas para a rede municipal de ensino retornam no dia 10 de fevereiro, em período de adaptação. Ao  longo do ano serão entregues obras de grande porte, iniciadas no  ano passado.

“O Programa Escola Inovadora tem, entre os pilares, o cuidado com o ambiente das unidades escolares, que são permanentes ao longo do ano, mas intensificados antes do início das aulas. Neste ano,  teremos investimentos de R$ 12,3 milhões em grandes intervenções nas unidades para ampliações, remodelações e inclusão de equipamentos, com algumas das obras já iniciadas no ano passado. Tudo pensado para a melhoria do atendimento das nossas crianças, que formam a riqueza de uma cidade”, exalta a gestora da UGE. Vasti Ferrari Marques.

O prefeito Luiz Fernando Machado destaca a importância das grandes obras que vão além da manutenção já realizada pela unidade.  Ele destaca  investimentos realizados no setor desde o início da atual gestão, não somente em infraestrutura como na formação dos profissionais para que ofereçam Educação com qualidade, com inglês a partir dos 4 anos de idade, Fab Lab, aulas de educação financeira e socioemocional.

Segundo Luiz Fernando, os resultados já estão sendo colhidos. “Com nossas crianças participando de Olimpíadas de Matemática na China, sendo alfabetizadas um ano antes do preconizado pelo Ministério da Educação e com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 7,1, que era projetado para 2021”, destaca.

De acordo com dados do Departamento de Obras e Manutenções da UGE, todas as 109 Emebs tiveram as caixas d´água limpas. Nas unidades Lucírio Valle, Ruth Carturan Wiemann, Hilda Maria Alves Paschoalotto, Joaquim Candelário e Maria Lúcia Klinke, além da limpeza, as tubulações de águas pluviais também foram limpas.

Outras 44 intervenções foram feitas nos sistemas hidráulicos, 68 em elétrica e 16 na construção civil. A revisão e a substituição de rufos e calhas foram realizadas nas unidades Carlos Foot, Luiz Biela de Souza, Ruth Carturan Wiemann, Antonio Loureiro e Lucírio Valle.

Ao longo de 2020 serão investidos R$ 12,3 milhões em melhorias em unidades escolares

O diretor do departamento de Obras e Manutenção Escolar da UGE, Jefferson Spina, ainda explica que outras unidades estão com reformas de maior proporção. “Há trocas de telhas, pintura e reforma da cozinha na Emeb Judith Almeida Curado Arruda; pintura e substituição de portas na Pedro de Oliveira. Já a Wilma Nalin Fávaro  passou por demolição de piso do solário. Na Cinira Cardona Mazzali a reforma está em fase de acabamento, com rejunte dos revestimentos cerâmicos e polimento do piso de granilite e pintura”, detalha.

A previsão de término das obras citadas é até abril próximo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/03/volta-as-aulas-escolas-municipais-finalizam-obras-para-inicio-do-ano-letivo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original