Defesa Civil fará vistorias preventivas durante o Carnaval
Publicada em 21/02/2020 às 12:49A Defesa Civil de Jundiaí permanece em alerta e irá fazer vistorias de campo preventivas, à tarde e à noite, durante todo o Carnaval. No momento, Jundiaí encontra-se em estado de Observação.
A equipe que realiza a vistoria preventiva percorre regiões de córregos, rios e pontes, e irá focar principalmente nas áreas onde a chuva foi mais intensa este ano, como os bairros da Roseira e Jundiaí-Mirim.
De acordo com o coronel João Osório Gimenez Germano, responsável pela Defesa Civil de Jundiaí, o objetivo é monitorar, por exemplo, o nível de água nos córregos e adotar providências, se necessário. “A vistoria preventiva é uma modalidade que temos adotado, dentro da Operação Chuvas de Verão 2019- 2020, quando o índice pluviométrico ultrapassa 80 mm. Isso não tem acontecido nos últimos dias, mas mantemos as vistorias para dar mais tranquilidade à população e agir preventivamente”.
As vistorias serão realizadas das 16h às 21h, justamente no período em que são mais comuns as “chuvas de verão”, entre o final da tarde e a noite. Segundo o cel. Gimenez, durante essas vistorias as guarnições da Defesa Civil também orientam a população que, porventura, tenha entrado em contato com águas de enxurradas a passar por uma unidade de saúde. “Também orientamos sobre como localizar e eliminar eventuais criadouros de mosquito Aedes Aegypti”, explica.
Balanço
De acordo com o Boletim Informativo/Meteorológico da Defesa Civil de Jundiaí , uma chuva fraca e generalizada atingiu o município ontem à noite (20) e continuou pela manhã de sexta. O acumulado de chuva para todo este mês de fevereiro, até quinta-feira (20), já era de 397 mm. Este volume já superou em 47% do esperado para todo o mês, considerando a média dos últimos 8 anos para o mês de fevereiro, que é de 270 mm.
Das 0h às 16h desta sexta (21) foram registrados os seguintes volumes de chuva nos pluviômetros da cidade:
Fazenda Grande: 23 mm
Jardim Florestal: 18 mm
Roseira: 16 mm
Jardim Tamoio: 6 mm
Jardim Santa Gertrudes: 2 mm
Os municípios da região mais afetados, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), foram:
Francisco Morato: 124 mm de chuvas nas últimas 24h;
Atibaia: 90 mm de chuvas nas últimas 24h;
Campo Limpo Paulista: 67 mm de chuvas nas últimas 24h;
Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. O órgão orienta que, em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas, as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua deve procurar abrigo em locais seguros.
É importante que todo cidadão fique atento neste período chuvoso para eliminar os criadouros de mosquitos transmissores da dengue, chikungunya, vírus zika e febre amarela. Deve-se sempre observar se há água parada nos vasos e pratos de plantas, água parada em calhas, manter o lixo bem fechado e no interior das lixeiras, e verificar a presença de possíveis depósitos de água no interior do imóvel (caixa d’água, pneus, garrafas e outros).
Ainda há a orientação de evitar o contato com água de enxurrada. Porém, caso aconteça, a Prefeitura de Jundiaí disponibiliza boletim informativo sobre os cuidados específicos contra a leptospirose.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/11/2024
Projeto “Resfria Jundiaí” avança com reunião para implementação da etapa inicial
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
28/06/2024
Defesa Civil alerta para queda brusca de temperatura neste domingo
-
21/06/2024
Defesa Civil coordena encontro com concessionárias de rodovias e linhas férreas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original