Cidade Limpa terá apoio de agentes de saúde para combater criadouros das arboviroses
Publicada em 25/02/2020 às 17:46A partir do dia 16 de março, o programa Cidade Limpa – realizado numa parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e a TV TEM – circulará pelas ruas dos bairros da cidade para o recolhimento de materiais inservíveis, exceto entulho de construção. Neste ano, Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) atuarão em conjunto com as equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) para destacar a importância da eliminação de objetos inservíveis dos quintais, a fim de evitar a criação de mosquitos Aedes aegypti, transmissores das arboviroses dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
“No ano passado foram retiradas 44 toneladas de entulho pelo programa. As equipes circulam pela cidade recolhendo todos os inservíveis que a população separar para o descarte, tanto os que podem acumular água, como os demais. É importante que as pessoas se atentem para o dia da passagem do caminhão para que essa disponibilização seja feita conforme o cronograma”, explica o diretor do Departamento de Limpeza Pública da UGISP, Marcio Alberto Moraes.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raíza, a inserção dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nesta edição está atrelada às ações em comemoração ao ‘Mês da Saúde’, que antecede o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. “Prevenir as doenças e promover a saúde são as premissas da Atenção Básica, por isso, as agentes, que são as interlocutoras entre a comunidade e a Unidade Básica de Saúde estão no apoio para enfatizar a importância de combater as arboviroses a partir da eliminação dos mosquitos transmissores”, explica, reforçando que o trabalho terá o apoio da Vigilância de Saúde Ambiental (Visam) com a atuação dos ACEs.
Confira o calendário do Cidade Limpa:
16 de Março
Parque Residencial Jundiaí, Parque Residencial Almerinda Chaves, Jardim Novo Horizonte (ACS e ACE), Conjunto Habitacional João Mezzalira Junior, Residencial dos Cravos, Fazenda Grande, Residencial Santa Giovana e Tulipas (ACS e ACE).
17 de Março
Morada das Vinhas (ACS), Cecap, Terra da Uva, Parque dos Ingás, Vista Alegre (ACS e ACE), Centenário (ACS e ACE), Vila Marlene (ACS e ACE) e Jardim Sales.
18 de Março
Vila Liberdade, Vila Rio Branco, Horto Florestal, Fepasa (ACS e ACE), Vila Lacerda, Vila Hortolândia, Parque da Represa e Jardim Sorocabana (ACS e ACE).
19 de Março
Jundiaí-Mirim, Jardim Califórnia, Jardim Tarumã, Jardim São Marcus, Jardim São Camilo (ACS e ACE), Vila Aparecida, Ponte São João e Vila Graff.
20 de Março
Roseira, Toca, Nova Odessa, Caxambú, Vale Azul, Jardim Caçula, Jardim do Lírio e Colônia.
23 de Março
Vila Ana (ACS e ACE), Jardim Paulista, Jardim Bonfiglioli, Vila Rami, Vila Comercial, Vila Maringá (ACS e ACE), Jardim Martins e Jardim Copacabana.
24 de Março
Vila Nambi, Vila Santana, Vila Ruy Barbosa, Jardim Tamoio (ACS e ACE), Vila Tupi (Balsan), Jardim Pacaembú, Ivoturucaia (ACS e ACE) e Cidade Nova.
25 de Março
Alvorada, Gramadão, Retiro, Jardim Guanabara, Engordadouro, Jardim Adélia, Água Doce e Traviú.
26 de Março
Medeiros (ACS e ACE), Jardim Tannus, Eloy Chaves (ACS e ACE), Horto Santo Antonio, Parque Quinta das Videiras, Jardim América, Jardim Samambaia e Jardim Do Trevo.
27 de Março
Santa Gertrudes (ACS e ACE), Jardim do Lago, Parque Cidade Jardim I e II, Vila Progresso, Vila Cristo Redentor, Vila Esperança (ACS e ACE), Vila Mafalda e Jardim Esplanada.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
Baixe as fotos desta notícia na resolução original