Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus

Publicada em 05/03/2020 às 18:45

Atualizado em 05/03/2020, às 18h30

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade da Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), mantendo o princípio da transparência no acesso às informações de interesse público, informa que foi notificada, nesta quinta-feira (5), sobre o terceiro caso suspeito de infecção pelo Novo Coronavírus (COVID-19) na cidade. Até o presente momento, Jundiaí não registra casos confirmados para a doença.
Trata-se de uma criança de 11 anos, contato de caso positivo de paciente em São Paulo, que, após apresentar os sintomas em 3 de março, procurou o Hospital Universitário (HU). O caso teve amostra para exame coletada e encaminhada para Análise do Instituto Adolpho Lutz para investigação. O paciente está em isolamento domiciliar, conforme as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

CASOS SUSPEITOS
Na última quarta-feira (4), Jundiaí foi notificada sobre o segundo caso suspeito de COVID-19. Conforme divulgado, a paciente tem 46 anos, viajou para a Alemanha, procurou atendimento hospitalar na rede privada em 3 de março, após apresentar sintomas como febre e tosse. Ela está em isolamento domiciliar.
No dia 28 de fevereiro, houve a notificação do primeiro caso suspeito de uma criança, que, retornou de viagem à Itália, apresentou os sintomas gripais, e foi atendida em hospital privado. O resultado das amostras deve ser comunicado pelo Lutz ao município ainda nesta semana.
Além dos dois casos suspeitos, um adulto residente em Jundiaí está em observação por ser comunicante do primeiro caso confirmado, mas sem apresentar sintomas da doença.
Familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal. No caso da criança, as orientações também se estenderam à escola.

PREVENÇÃO
Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.
Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Jundiaí também disponibiliza em seu site oficial o Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus com informações atualizadas sobre a situação da cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/05/boletim-epidemiologico-novo-coronavirus-3/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original