Mutirão de castração no Rio Acima atende cerca de 280 animais

Publicada em 07/03/2020 às 18:09

A Prefeitura de Jundiaí, através do Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (DEBEA), realizou durante este sábado (7), mais um mutirão de castração de cães e gatos na região do bairro Rio Acima. As cirurgias são gratuitas e indicadas para controle populacional e também como forma de prolongar a vida do animal, minimizando o surgimento futuro de graves problemas de saúde.

Enquanto aguardava na fila para a cirurgia de castração,, o garotinho Igor acalmava as bassets Migles e Minie

A diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos, comemorava a boa participação dos moradores no mutirão. “Quando a gente faz as inscrições, agendamos um quantidade um pouco maior de participantes porque sempre ocorrem faltas, mas neste aqui do Rio Acima, estamos muito felizes com o envolvimento da população. Registrando pouquíssimas ausências”, elogia Daniela, ao lembrar que haviam 282 inscritos para o bairro.

Mais saúde

Quando soube que teria um mutirão próximo à sua casa, a enfermeira Rita Castro não pensou duas vezes para levar sua basset, Migles, de 3 anos, para ser castrada. Migles é mãe de Minnie, de apenas oito meses, e segundo sua proprietária, ambas estavam preparadas para a cirurgia. “Quando ela teve cria foi uma situação programada, mas vieram quatro cachorrinhos. Castrando, além de também controlar a possibilidade de uma nova cria, também sei que estou contribuindo para a saúde das minhas duas meninas”, acrescentou Rita.

O aposentado Geraldo Montagner também levou dois de seus cinco cães para o mutirão. “Em casa, deixei a Bisteca, a Lobinha e a Zuma, e hoje eu trouxe a Jade e o Marley, o único menino da turma”, contou ele, justificando que as outras três cadelinhas fizeram a mesma cirurgia no passado. “Acho que é algo que faz bem para o animal, vão ganhar em saúde”.

O data do próximo mutirão de castração deverá ser divulgada nos próximos dias, mas o local já está definido. “Será realizado no bairro da Santa Clara, atendendo também moradores dos bairros vizinhos, como Paiol Velho, Vila Maringá e Varginha, entre outros”, adiantou Daniela.

 

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/07/mutirao-de-castracao-no-rio-acima-atende-cerca-de-280-animais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original