Aberto à população, Fab Lab de Jundiaí é plataforma de projetos

Publicada em 09/03/2020 às 19:03

Ter à disposição equipamentos de treinamento para a modalidade de arremesso sem a necessidade de passar pela burocracia da importação, bem como contar com uma variedade de pesos não disponíveis no mercado atual. Com a ideia em mente, professores e atleta do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), de Jundiaí, se valem dos horários disponíveis para uso da população do Fab Lab para o desenvolvimento de protótipos. O laboratório, que é fruto da parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e do Serviço Social da Indústria (SESI), além de atender aos alunos e professores da rede municipal, ainda oferece horários para uso da população em geral, com acompanhamento técnico e gratuito para o incentivo ao desenvolvimento de projetos e protótipos.

“Fiquei tetraplégico após um acidente em uma lagoa, há 16 anos. Há 6 anos entrei para o Peama e conheci o Atletismo, especificamente a modalidade Arremesso de Club e de Disco. Hoje sou recordista brasileiro pela minha categoria. A oportunidade de desenvolver protótipos de equipamentos pelo Fab Lab é uma novidade para mim. Saber que temos essa oportunidade na cidade, gratuita, em que a população pode usar para desenvolver projetos, estimula aqueles que possuem uma ideia que possa fazer a diferença na vida das pessoas”, explica o atleta Alessandro Alexandrino dos Santos, 33 anos.

O atleta atua em conjunto com os professores Rhonan Louro Rodrigues e Rafael Fernando Silveira, ambos do Peama, juntamente com a equipe do Fab Lab, para o desenvolvimento de clubs (objetos que são arremessados nas provas) e discos com pesos variados para uso em períodos variados. “Os equipamentos oficiais são importados exclusivamente da Inglaterra, com custo em libras e toda a burocracia da importação. A ideia é desenvolver protótipos e colocá-los para uso, para verificar a durabilidade, o rendimento e a adaptação dos atletas aos novos objetos”, comenta Rhonan.

“Jundiaí é a primeira cidade a contar, a partir de uma parceria com o SESI, com um Fab Lab educacional municipal aberto para que a população possa utilizar os recursos inovadores disponíveis para que a população possa empreender a partir do apoio do espaço público”, ressalta o Prefeito Luiz Fernando Machado. Em um ano de funcionamento, passaram pelo laboratório mais 2 mil alunos, 700 professores e 100 munícipes.

Para o guru do Fab Lab de Jundiaí, Guilherme Vale dos Santos, responsável pela organização do uso do maquinário pela população, basta ao interessado buscar pelo espaço para desenvolver a ideia. “Aqui é o espaço para que a população possa desenvolver. Temos o maquinário e a orientação necessária para que consigam tirar do papel a ideia inovadora, com apoio técnico e orientação”, destaca.

Alessandro Alexandrino é atleta do Peama há 6 anos e recordista brasileiro de arremesso de club; interesse em desenvolver equipamentos para treinamento

Espaço
Além de bancadas para trabalho, o Fab Lab conta com computadores, ferramentas, impressoras 3D, plotter de recorte, fresadora de precisão, máquina de costura e TV conectada à internet que permite o contato em tempo real dos alunos com os cerca de 1,6 mil laboratórios espalhados pelo mundo para a troca de experiências e busca de soluções conjuntas. Com iluminação e climatização adequadas, o espaço conta ainda com ambiente com sofás e cadeiras, para o relaxamento. Para usar os equipamentos basta agendar pelo telefone 4588-5377. Os horários disponíveis para a população são de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/09/aberto-a-populacao-fab-lab-de-jundiai-e-plataforma-de-projetos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original