Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus

Publicada em 14/04/2020 às 17:48

Atualizado em 14/04/2020, às 16h30

De modo a prevalecer o princípio da transparência no acesso às informações de interesse público, a Prefeitura de Jundiaí informa que, nesta terça-feira (14), foi confirmado o terceiro óbito por COVID-19. O homem, 40 anos, sofria de comorbidades (hipertensão e obesidade). Ele estava internado no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), onde trabalhava como controlador de acesso. A cidade ainda registra 25 casos POSITIVOS do Novo Coronavírus em isolamento domiciliar, 11 internados em Jundiaí, três internados em outros municípios. Ao todo, Jundiaí totaliza  42 casos confirmados para COVID-19.

A cidade contabiliza 151 casos suspeitos no aguardo de resultado em casa. Em internações, Jundiaí registra 29 pessoas entre hospitais públicos e privados com diagnóstico prévio de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), no aguardo de resultados pelo Instituto Adolfo Lutz ou pela AFIP (laboratório que passa a realizar os exames pela rede pública de Jundiaí). No total de leitos ocupados em Jundiaí, entre públicos e privados, são 40 pessoas com COVID-19 e SRAG.

Há 22 óbitos por SRAG – todos com histórico de comorbidades como diabetes, doença cardiovascular, doença pulmonar obesidade – que aguardam laudos do Instituto Adolfo Lutz.

Familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

A cidade ainda registra 18 internações de pessoas de outras cidades nos leitos dos hospitais da cidade com suspeita de SRAG.

O Prefeito Luiz Fernando Machado decretou estado de Calamidade Pública para a cidade, (decreto 28.926, 24 de março de 2020) na Imprensa Oficial do Município, ampliando a restrição de fluxos, suspendendo cobranças e determinando a suspensão de atividades de setores não essenciais, com o objetivo de reduzir a disseminação do vírus entre a população.

PREVENÇÃO
Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.
Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Jundiaí também disponibiliza em seu site oficial o Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus com informações atualizadas sobre a situação da cidade.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/14/boletim-epidemiologico-novo-coronavirus-35/
Leia mais sobre